Quem é o Sentry? A versão do Superman da Marvel explicada

sentry steven yun

YouTube video

Vê esta análise em vídeo

O papel de Steven Yeun no MCU parece ter sido confirmado como o Sentry, o que marca a estreia do herói da Marvel Comics no filme dos Thunderbolts da Marvel Studios.

Steven Yeun, protagonista em The Walking Dead, e Invincible, juntou-se ao elenco de Thunderbolts em fevereiro deste ano, num papel que era então confidencial. Após a notícia de sua escolha, teorias começaram a surgir sobre qual personagem da Marvel Comics, Steven Yeun poderia dar vida em Thunderbolts, com alguns a apontar que Yeun poderia retratar Amadeus Cho, também conhecido como Brawn, ou até mesmo o vilão do Quarteto Fantástico, Doctor Doom, mas uma teoria ainda mais popular parece ter sido confirmada acidentalmente.

Desde o anúncio da escolha de Steven Yeun para o elenco, a teoria mais popular sugeria que ele seria a versão da Marvel Comics de Robert Reynolds, também conhecido como “Sentry”.

Embora não tenha havido confirmação oficial por parte da Marvel Studios, o criador de The Walking Dead e Invincible, Robert Kirkman, pode ter confirmado o rumor sem querer. Em conversa com David Finch (via YouTube), Kirkman revelou que Yeun lhe telefonou depois de um teste do fato para Sentry, com os dois a brincarem que Yeun tem o hábito de retratar super-heróis com fatos amarelos e azuis. Confirmando assim a teoria que circulava pela internet.

Ainda não se sabe ao certo qual será o papel do Sentry em Thunderbolts, embora haja rumores de que ele poderá ser inicialmente retratado como o vilão da equipa Thunderbolts. Na banda desenhada da Marvel, o Sentry tem um lado negro, pelo que poderá ser apresentado na sua estreia no Universo Marvel dessa maneira, permitindo-lhe enfrentar a equipa de Bucky Barnes, Yelena Belova, Red Guardian, Taskmaster, US Agent, Ghost e a Condessa Valentina Allegra de Fontaine.

Embora possa ser inicialmente retratado como um vilão, é possível que Steven Yeun possa ter um futuro promissor à sua frente no MCU, já que Sentry é um dos personagens mais poderosos da Marvel Comics. E desta forma, o arco de história do Sentry poderia ser algo parecido a Loki. O qual também começou como um vilão e agora se tornou num dos maiores heróis do MCU.

Origem do Sentry na Marvel Comics

sentry

Robert Reynolds estreou-se na primeira edição de Sentry da Marvel Comics, no ano 2000, sendo apresentado como uma personagem de meia-idade e com excesso de peso que acorda todos os dias e se lembra que já foi o Sentry, um super-herói com o “poder de um milhão de sóis a explodir”. Mais tarde, foi revelado que Reynolds, um toxicodependente viciado em metanfetaminas, tornou-se o Sentry depois de ter inadvertidamente consumido um soro experimental de super-soldado numa tentativa de alimentar o seu vício, e graças a esa dependência, deu início à sua carreira de super-herói.

Enquanto se vai lembrando de que é o Sentry, Robert Reynolds também se lembra do seu arqui-inimigo, o Void. No entanto, Reynolds e Reed Richards depressa descobrem que o Sentry e o Void são duas faces da mesma pessoa, o que uma vez forçou o Sentry e os heróis da Terra a apagar a memória do Sentry para os poupar do Void. Isto leva a algumas histórias sombrias mas poderosas em volta do Sentry, que seriam óptimas para serem adaptadas ao live-action do MCU.

Quão poderoso é o Sentry?

Na banda desenhada da Marvel, os poderes do Sentry derivam do tal soro experimental de super-soldado que move as suas células para o futuro, dando-lhe alguns dons incríveis que são supostamente mil vezes mais fortes do que os do Capitão América original. Devido a este facto, os limites exatos das capacidades do ~Sentry são desconhecidos, embora ele tenha sido capaz de levantar um helicóptero, deter um Celestial, lutar contra o Thor corpo a corpo e despachar o Carnage, Ultron e Terrax, o Domador, que é um mensageiro do comedor de planetas, Galactus (cujo parece que vamos ver estrear no MCU também no filme dos Fantastic Four). No entanto, a força do Sentry não é a única habilidade que ele possui.

O Sentry também tem uma velocidade super-humana e sentidos aprimorados, tem a capacidade de voar e é praticamente invulnerável, com o Diretor da SHIELD, Nick Fury, a dizer que não conhecem nenhuma forma de o matar e os scanners do Iron Man não detetam nenhuma fraqueza no seu corpo. O Sentry pode absorver e projetar enormes quantidades de energia, já demonstrou a capacidade de se teletransportar num piscar de olhos e é um telepata notavelmente poderoso.

A sua presença simultânea no passado, presente e futuro levou alguns a especular que o tempo pode simplesmente moldar-se em torno dele, o que significa que normalmente as situações funcionam a seu favor, pois ele pode manipular o tempo e a probabilidade à sua vontade.

Embora o Sentry seja um dos mais formidáveis super-heróis da Marvel Comics, o seu alter ego maligno, o Void, é também incrivelmente poderoso, o que significa que ele representa uma das maiores ameaças ao Universo Marvel. É dito que para cada ato de benevolência que o Sentry faz, o Void responde com um ato de maldade.

O Void é normalmente representado numa forma de demónio, capaz de lutar com Thor e matar Loki com facilidade. O Void tem a capacidade de mudar de forma e pode controlar o clima para criar tempestades destrutivas, sendo que o Void é mais poderoso na Zona Negativa, um lugar muito popular entre o Quarteto Fantástico e outros heróis da Marvel.

Porque é que o Sentinela é a resposta da Marvel ao Super-Homem

O Sentry é muitas vezes referido como a resposta da Marvel Comics ao Super-Homem da DC Comics, o lendário Kryptoniano que opera na Terra na qualidade de herói protetor. Tanto o Super-Homem como o Sentry partilham muitas capacidades idênticas, incluindo força, poderes sensoriais, voo, velocidade e invulnerabilidade, mas a faceta do Void de Robert Reynolds distingue-o do herói da DC.

Embora existam semelhanças entre o Sentry e o Superman, há diferenças mais do que suficientes para permitir que a estreia de Steven Yeun como Sentry em Thunderbolts seja uma experiência fresca e emocionante. Embora a Marvel Studios ainda não tenha confirmado oficialmente o papel de Yeun como Sentry, a sua participação em Thunderbolts vai ser uma autêntica loucura. Ou assim o espero.

Uma coisa que tenho de confessar, mas mais num toque pessoal, é que o Sentry é um dos meus personagens favoritos da Marvel, e de certa forma, não estou a conseguir ver o Yeun no personagem, apesar de este ser um excelente ator. Quando penso em Sentry penso em alguém diferente, talvez alguém como o Ryan Gosling.

Um dos meus maiores medos neste momento, é que a Marvel Studios não irá destacar o Sentry como este o merece, e que a participação deste no filme dos Thunderbolts seja uma daquelas “aparições descartáveis”. Algo que o MCU já nos habituou e que mesmo ao fim de 10 anos, esse aspeto ainda não foi alterado.

Espero que tenha dado uma nova luz aos que já ouviram falar do personagem e que tenha apresentado de forma decente o Robert Reynolds aqueles que não o conhecem. Qual o vosso entusiasmo para o filme dos Thunderbolts e a estreia do Sentry no mesmo? Digam-me nos comentários.


Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.

Youtube

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.

SenhorPM

Geek a tempo inteiro, PM é o fundador do projeto Tretas do Cromo. Podes segui-lo no Instagram em @senhor_pm, no twitter em @senhor_pm ou no facebook em @senhorpm.

Deixe um comentário

This Post Has 4 Comments

  1. Luis Monteiro

    Uma das minhas passagens favoritas nos comics.foi o wwhulk na sua luta final com o Bob Reynolds .
    Isso sim é escrita!

    1. Tretas do Cromo

      Luis Monteiro Eu adorei essa tambem. Alias o Sentry é um dos meus favoritos 😀

    2. Luis Monteiro

      Tretas do Cromo love/hate né?
      Vou em breve fazer uma estátua dele em resina.aceito encomendas 😁

    3. Tretas do Cromo

      Luis Monteiro Sim, um bocado ahaha
      Manda o post depois, que partilho aqui 😉