The Mandalorian: Final 3º temporada explicado

the mandalorian episodio 8 temporada 3

A análise de spoilers, caso ainda não tenhas visto o episódio. Pausa e volta mais tarde que cá estará à tua espera.

O final da terceira temporada de The Mandalorian apresenta inúmeras surpresas e teasers para o futuro de Star Wars. A terceira temporada alargou o seu foco, apresentando uma história acerca de todos os Mandalorianos e o seu desejo de voltar a recuperar o seu planeta natal, afastando assim um pouco mais a narrativa de Din Djarin e Grogru.

No entanto, os Mandalorianos depressa descobriram que Mandalore se tinha tornado uma base importante para o Império, o que levou a um final cheio de explosões e muita ação.

Como vimos no episódio 8 da 3ª temporada de The Mandalorian, Moff Gideon e as suas forças lançaram um ataque aos Mandalorianos que, inicialmente, foram apanhados de surpresa pela presença do Imperial Remnant em Mandalore. Tendo construído toda uma base secreta no planeta, Gideon procurava eliminar os Mandalorianos de uma vez por todas. 

No entanto, uma série de vitórias chave garantiu a destruição desta facção imperial, ao mesmo tempo que estabeleceu uma nova realidade para Bo-Katan, Din Djarin, Grogu e todo o povo Mandaloriano.

A DESTRUIÇÃO DO DARKSABER E O QUE SIGNIFICA PARA O FUTURO

Um dos pontos chaves da história, é o facto de o Darksaber ter sido destruído por Moff Gideon durante a sua luta contra Bo-Katan Kryze. Ao referir-se à lâmina lendária como uma “bugiganga” da qual os Mandalorianos extraem o seu poder e propósito como guerreiros, há um pouco de verdade por detrás das palavras de Gideon. 

No entanto, Bo-Katan contra-argumenta que os Mandalorianos são mais fortes juntos. Estas palavras, desprezam em certa forma o facto de o Darksaber ter sido destruído, e revela também ser um pouco verdadeiros, visto que os esforços combinados de vários Mandalorianos levaram à derrota final de Gideon.

A destruição do Darksaber é extremamente simbólica. O sabre representava a antiga forma de unificar Mandalore através de um único indivíduo que era visto como digno. Agora, chegou uma nova era na qual os Mandalorianos permanecem unidos, encontrando a sua verdadeira força uns nos outros. 

Da mesma forma, Bo-Katan terá agora de provar constantemente que é uma líder capaz, em vez de confiar no Darksaber como um símbolo representativo do seu direito de governar a nova era de Mandalore.

O REGRESSO DE MANDALORE E O FUTURO DE BO-KATAN

A terceira temporada termina com uma grande concentração dos nativos do planeta, quando Bo-Katan Kryze acende o fogo da Grande Forja. Esta ação simboliza uma nova era para o seu povo, com a reconquista de Mandalore. 

É possível que Bo-Katan e o povo de Mandalore se tornem agora aliados da Nova República, especialmente tendo em conta o novo papel de Din Djarin, que trabalha como caçador de prémios para o novo governo galáctico, (mas já falamos disso). 

De qualquer forma, é altamente improvável que esta seja a última vez que vamos ver Mandalore e os seus guerreiros, ainda para mais agora que finalmente regressaram a casa.

A MORTE DE MOFF GIDEON E O FUTURO DO IMPÉRIO

Como disse antes, esta união entre os Mandalorianos, não só levou à derrota de Moff Gideon, mas também ocorreu com a sua morte. No final da terceira temporada, Gideon foi apanhado na explosão que destruiu todas as suas forças em Mandalore, e podemos assumir que a cena levou à sua morte. Mas fica sempre a questão no ar. Toda a gente sabe que no universo de Star Wars, a morte não dura assim tanto tempo.

Mas, apesar de Gideon possuir vários clones seus que estava a desenvolver, todos eles foram destruídos por Djarin e Grogu no início do episódio, (pelo menos assim parece). Como tal, aparentemente, Gideon foi definitivamente derrotado. 

Isto também significa que o Imperial Remnant provavelmente continuará a servir sob as orientações do Grand Admiral Thrawn e do Comandante, Brendol Hux, em vez de se encontrarem presos numa eventual invasão hostil que Gideon teria levado a cabo assim que os seus clones estivessem prontos e os Mandalorianos fossem destruídos.

OS CLONES DE MOFF GIDEON E AS LIGAÇÕES A SNOKE E PALPATINE

Mas por falar em clones, Gideon não tinha conseguido criar um exército de clones capazes de controlar a Força. Tal como confirmado por Gideon antes da sua morte. Os clones que estava a desenvolver seriam versões melhoradas do próprio Gideon, isto nas suas palavras. 

Através dos dados recolhidos nas primeiras experiências com Grogu, que podemos assistir na 1ª temporada de The Mandalorian, Gideon estava perto de decifrar o código para poder criar um exército de clones sensíveis à Força. Embora a investigação se destinasse originalmente ao Comandante Hux e ao Projecto Necromancer, Gideon usou as descobertas para os seus objectivos, procurando dominar o Império despedaçado, e suceder desse modo a Darth Sidious.

Como é óbvio, o trabalho de Gideon terá influenciado a criação do Líder Supremo Snoke da Primeira Ordem, bem como a ressurreição do Imperador Palpatine, que será provavelmente o objectivo principal do Projecto Necromancer. 

Embora Djarin tenha destruído todos os clones que Gideon criou até então, é provável que a investigação em si possa ser recuperada pelos restantes líderes imperiais. Embora não seja a principal razão por detrás das tentativas de Gideon quando este raptou Grogu, as ligações a Snoke e Palpatine estão bem presentes.

COMO O FINAL FAZ LIGAÇÃO AO GRAN ADMIRAL THRAWN?

Grand Admiral Thrawn

Ora, mas um vez que Moff Gideon morreu, e para além de estar fora do caminho dos Mandalorians, este também não irá causar agora problemas ao resto dos Imperiais, inclusive ao regresso de Thrawn.

Como revelado no episódio 7, Mandalore tornou-se um mundo fundamental ligado aos esforços de todo o Imperial Remnant (não apenas do sector de Gideon). De acordo com o braço direito do Grão-Almirante Thrawn, o Capitão Pellaeon, a recuperação de Mandalore por parte do seu povo iria dificultar as suas iniciativas, incluindo o regresso de Thrawn à galáxia. 

No entanto, parece que o Imperial Remnant sofreu de facto um duro golpe, perdendo não só as instalações de Gideon e as suas forças, mas também os recursos raros do planeta, tais como o precioso metal conhecido como beskar.

O final da terceira temporada de Mandalorian, mostra Din Djarin a juntar-se à Nova República, procurando agora os Senhores da Guerra Imperiais que se encontram dispersos – sem saber que estão fortemente ligados pelo Conselho das Sombras. 

Isto significa que Din Djarin tornar-se-á um problema ainda maior para o Império. Ao aliar-se à Nova República, é apenas uma questão de tempo até que Din Djarin e Grogu enfrentem outros líderes imperiais e, presumivelmente, o próprio Gran Almirante Thrawn, à medida que a história se aproxima do filme que vai fechar todo o arco da era Mandaloriana.

QUAL O FUTURO DE GROGU AGORA QUE É UM MANDALORIANO?

Outro dos pontos chaves deste episódio, envolve o Grogu e o seu futuro. Din Djarin pede a Grogu que aceite o credo e seja aceite como um verdadeiro Mandaloriano. Embora ainda seja demasiado novo para falar as palavras do Credo, Grogu não pode tornar-se um verdadeiro Mandaloriano por meios convencionais. 

Em vez disso, Din Djarin adopta oficialmente Grogu como seu filho para este se tornar o seu verdadeiro pai e tutor, transformando Grogu no seu aprendiz Mandaloriano, deixando assim de ser um Foundling. A Armorer também declara que Grogu passa então a ser conhecido como “Din Grogu”, adoptando o nome de Djarin, uma vez que ele é oficialmente seu filho.

Muitos podem argumentar que o novo nome de Grogu deveria ser “Grogu Djarin”, seguindo as mesmas regras que outras famílias Mandalorianas como Jango e Boba Fett ou Satine e Bo-Katkan Kryze (partilhando apelidos em vez de nomes próprios). No entanto, talvez o nome próprio seja uma característica do planeta natal de Din Djarin e não um costume Mandaloriano. E uma coisa é certa, Din Grogu soa melhor do que Grogu Djarin, não é verdade?

O QUE SIGNIFICA A VISÃO DO MYTHOSSAUR POR GROGU?

Para além disso, durante a cerimónia nas Águas Vivas de Mandalore, onde Grogu é adoptado e rebatizado, a criança olha para as profundezas e aparentemente estabelece uma ligação com o mythosaur que reside nas profundezas, sendo esta a criatura vista pela primeira vez por Bo-Katan no episódio 2 da terceira temporada de The Mandalorian.

A ligação de Grogu com a besta confirma que a nova era chegou, de facto, e está relacionada com a profecia antiga que anunciava uma nova era para Mandalore. 

Da mesma forma, também nos dá a conhecer uma perspectiva de um futuro empolgante, em que os mythousaurs poderão regressar à superfície a fim de serem domados e montados pelos guerreiros Mandalorianos, tal como os seus antepassados o fizeram. E esse é um ponto que me agrada mesmo muito.

COMO O FINAL DA TEMPORADA ESTABELECE AS BASES PARA AHSOKA E O FUTURO FILME MANDALORIAN?

Como vimos quase no final da terceira temporada de The Mandalorian, Djarin faz um acordo com Carson Teva, que é um piloto da Nova República, com o objectivo de servir como caçador de recompensas não oficial e autónomo. Como tal, Djarin e Grogu aceitam trabalhos a título de caçadores de prémios para localizar outros líderes do Imperial Remnant, à semelhança de Gideon. 

Além da quarta temporada de The Mandalorian, a dupla ocupa uma posição estratégica para estabelecer um crossover com outras séries de Star Wars da mesma era, tais como Ahsoka e Skeleton Crew. 

Este final também lança as bases para o próximo filme de Mandalorian que, segundo consta, culminará em todas as séries numa narrativa épica e abrangente.

É certo que algumas das teorias que tinha para esta temporada não se confirmaram, tais como a Armorer trair os Mandalorianos e talvez ela ser Rook Kast, mas ainda assim, acho que a próxima temporada vai explicar muito dos pontos de suspeita em relação a ela.

Ora, mas o que é que tu achas? Gostaste do final do episodio? O que esperas do futuro do Mandoverse? Diz-me a tua opinião nos comentários.




Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.

Youtube

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.


Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.


Youtube

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.

SenhorPM

Geek a tempo inteiro, PM é o fundador do projeto Tretas do Cromo. Podes segui-lo no Instagram em @senhor_pm, no twitter em @senhor_pm ou no facebook em @senhorpm.

Deixe um comentário