Loki: Final da 2ª temporada Explicado

loki episodio final

YouTube video

Vê esta análise em vídeo.

A segunda temporada de Loki terminou com um final incrível, mas final esse que também tem grandes ramificações para o MCU e para o próprio Deus dos Enganos. Fora isso, parece que Loki finalmente descobriu qual é o seu propósito glorioso.

Olá a todos e bem-vindos ao Tretas do Cromo, eu sou o PM, e temos muito a abordar sobre o final do Loki. Uma série que acaba de forma tão épica como o Deus que esta aborda. Não só nesta temporada, Loki, tenta lidar com as consequências da morte de He Who Remains e o efeito da criação de novas linhas temporais ramificadas.

Isto colocou uma pressão intensa no Tear Temporal da TVA, que tinha como objetivo unir os vários ramos na Linha do Tempo Sagrada. Depois de ganhar controle sobre o seu novo poder, conhecido como Derrapagem no Tempo, o final da segunda temporada de Loki apresenta uma mudança drástica no status quo do MCU de várias maneiras diferentes. Podendo afetar não só o futuro do Universo, mas também o passado, e realidades paralelas. 

Mas já lá vamos. Se quiseres apoiar o canal, deixa já aí o teu gosto, e vamos ao que interessa. Ahhh, e não será preciso avisar que este artigo contém fortes spoilers para a série, não é? Por isso, se ainda não viste, pausa, guarda o vídeo aí na opção para ver mais tarde, e volta depois de teres visto o episódio.

Como é que o Loki salvou o multiverso?

Depois de passar literalmente séculos a aprender tudo o que podia e a tentar usar o O.B. e o Multiplicador de Produção do Victor Timely para estabilizar o Tear Temporal, o Loki descobriu que o problema iria persistir, independentemente do número de tentativas, a não ser que He Who Remains e a TVA pudessem existir tal como tinham existido antes. 

No entanto, Loki escolheu quebrar o ciclo e “mudar a equação”, depois de ver a própria equação do Tear Temporal num quadro nos aposentos de He Who Remains. Loki escolheu destruir intencionalmente o Tear Temporal enquanto usava os seus poderes para salvar todas as linhas temporais ramificadas, tornando-se deste modo ele próprio no He Who Remains, e aquele que tem um trono fora do tempo. E, ao invés da variante de Kang, que decidiu apenas manter uma linha do tempo, Loki dá essa oportunidade a todas as linhas temporais do multiverso. Não só se revela como um Deus benévolo, mas também estas suas ações, vão criar uma guerra consequente mais à frente no MCU. Mas já lá vamos.

Explicação do novo cargo de Loki

Com este ato de coragem, Loki ganha uma nova fatiota e uma nova coroa. Coroa essa que se virmos com atenção, é feita do mesmo material presente da Cidadel do Tempo. Mas como disse acima, Loki arrisca uma nova guerra do multiverso, tudo com base na sua esperança de que algo melhor possa ocupar o lugar da Linha do Tempo Sagrada, tal como foi criada por He Who Remains. 

Da mesma forma, Loki tornou-se um novo deus no MCU, e está bastante implícito que Loki se tornou no Deus das Histórias, à semelhança do que aconteceu com ele na banda desenhada, em que se reinventou e deixou para trás o manto do Deus dos Enganos. Neste momento, todo o multiverso do MCU e todas as suas linhas temporais ramificadas estão a ser mantidas unidas e conservadas pelo próprio Loki. Algo que até o próprio He Who Remains achava improvável, daí não estar na sua equação.

Loki vs Kang em Avengers 5

Um dos pontos mais incríveis deste episódio, foi vermos He Who Remains sério pela primeira vez e deixar de parte todos os maneirismos e cenas teatrais, assim que percebe que já não tem controle sobre o Loki. 

Num completo “com-miolos” e montanha russa que foi este episódio, o fato de descobrirmos que He Who Remains tinha até esses momentos planeados e que até os novos poderes do Loki, ele tinha conhecimento, voltaram a gerar aquele medo que este personagem perdeu, quando estreou Quanto Mania. O fato de He Who Remains, que na banda desenhada é a variante menos interessante e provavelmente menos conhecida de Kang, ser aqui o grande Mauzão, faz-me soltar um suspiro de alívio.

Não só He Who Remains, mostra o seu lado mais macabro a mostrar o controle sobre tudo, como ainda goza com as suas outras variantes, nomeadamente Victory Timely. Contudo, apesar de todo o controle que ele tem, nesta cena, mostra-se pela primeira vez na defensiva, quando percebe que Loki não está perdido em busca de respostas, e que mostra agora o controle que este tem sobre o tempo. 

Pela primeira vez, vemos He Who Remains sem a sua confiança, e a tentar levar Loki a pensar em outros fatores que não interferem com os seus planos. Como por exemplo dizer-lhe que a única maneira  de o parar é matar a Sylvie. Contudo, Loki apresenta outra equação, ao falar em destruir o Tear temporal. E isso sim, deixa He Who Remains completamente na defensiva. 

Com todos os rumores em volta do casting de Jonathan Majors como Kang, e a sua possível saída por causa do seu caso judicial, algo que temos de concordar é que neste episódio, a sua atuação devolveu o medo a este personagem. E tendo em conta que Avengers 5, será o culminar destas histórias do Kang, eu não quero ver o Iron Man de volta, ou uma super equipa montada para enfrentar Kang, mas sim o Loki. Porque se algo que esta saga do Multiverso não tem mostrado, é que ninguém está preparado para lidar com Kang como o Loki está. A maior parte nem sequer sabe o que está a passar. 

Por isso, o filme da Dinastia dos Kangs, tem, a meu ver, de apresentar os Conselhos dos Kangs unidos contra uma equipa liderada pelo Loki. Pois ele é o único neste momento com o poder de parar os planos de He Who Remains. 

O que é a Árvore do Multiverso?

Mas por falar em planos, ao tornar-se o Deus das Histórias, Loki é agora um género de Tear Temporal que mantém todos os ramos do multiverso unidos. Para esse fim, Loki transformou as linhas do tempo numa verdadeira árvore do multiverso, com raízes e ramos reais, com o próprio Loki no centro, mantendo tudo em crescimento e vivo, enquanto se senta no seu novo trono (trono esse que não queria, mas ao qual estava destinado). 

Não só isto é referencia à árvore Asgardiana que dá pelo nome de Yggdrasil, assim como aos Nove Reinos, como também pode indicar o papel de Loki em Avengers: Secret Wars (Guerras Secretas), uma vez que na versão de banda desenhada o ” God Emperor Doom” governava o que restava do multiverso a partir do seu trono feito da árvore Yggdrasil de Asgard.

Se isto significa que finalmente vamos ver a estreia do Dr. Doom? Não creio. Mas creio sim, que essa história será adaptada com o Loki no seu centro. Em vez de vermos uma guerra típica entre os heróis e os vilões em Secret Wars, creio que vamos ver sim a luta entre duas versões de personagens de universos diferentes. Nomeadamente a Terra-838 contra a Terra-616 (que é a da linha Sagrada). 

Com isto, acho que o papel de Loki será de formar uma equipa de modo a impedir a colisão do multiverso. Algo semelhante aos Guardiões do Multiverso em What if?. Seria até interessante vermos o Loki nos futuros projetos, aparecer em cenas pós créditos a recrutar as diferentes personagens, e desta forma criaremos o hype em volta dos Avengers 6, como foi criado com a aparição do Thanos ao longo dos diferentes projetos da Saga do Infinito.

O significado do título do episódio “Glorious Purpose” explicado

loki

O final da segunda temporada de Loki é intitulado “Glorious Purpose”, que remete para a clássica frase de Avengers, isto em 2012, e que Loki ficou associado ao longo de 10 anos. 

No entanto, neste novo episódio, Loki percebe o verdadeiro fardo de um objetivo glorioso. Isso motiva a decisão de Loki de desistir da sua vida e reivindicar esse novo papel, assumindo o pesado fardo de manter todo o multiverso unido (um propósito glorioso, se é que alguma vez houve um). Como tal, é um culminar muito satisfatório de tudo o que foi visto de Loki no MCU até agora.

Ponto deveras interessante, é até as falas que ele usa quando se despede de Sylvie e Mobius, (e até de nós). Falas essas que são as mesmas que ele diz no primeiro filme do Thor antes de se deixar cair para o espaço e direcionadas ao seu pai. Enquanto nesse momento ele não estava a ser sincero sobre o que dizia, aqui, o peso destas palavras é real, e demonstra realmente como o seu propósito glorioso chegou ao fim. 

Onde está a Ravonna Renslayer? E qual o seu futuro?

O final da segunda temporada de Loki também revelou o destino da ex-juíza da TVA, Ravonna Renslayer. Como visto no episódio 5 da segunda temporada de Loki, Ravonna foi “podada” após sua tentativa de assumir o controle da TVA e o assassínio violento daqueles que se recusaram a se juntar a ela. Agora, Ravonna é nos apresentada a acordar no Void no Fim dos Tempos, e parece estar presa nesse lugar por tempo indeterminado. 

Coisa curiosa é este espaço ainda existir. De lembrar que o Void era o sítio para onde ia tudo que era “podado” pela TVA, contudo o fato de o Loki ter o controle do multiverso agora, seria de esperar que ele acabasse com este sítio. Mas aqui, podemos dar também a mão à palmatória, e pensarmos que o Loki ainda não teve tempo para tomar conta deste local. Ou em contrapartida, o Loki poderá manter o Void como uma solução para prender aqueles que querem acabar com o multiverso. Um gênero de prisão multiversal.

O que era aquele brilho roxo?

Depois de Ravonna ter acordado, ouviu-se um grande rugido e um brilho roxo, vindo de algo fora da nossa visão. Sem dúvida, que se trata de Alioth, o enorme guardião temporal, cujo poder He Who Remains tinha aproveitado durante a primeira Guerra Multiversal, como foi revelado na 1ª temporada de Loki. Dada a natureza de Alioth, que consome tudo o que chega ao Void, a sua presença não é um bom presságio para o futuro de Ravonna no MCU.

Outro ponto que temos de ter em mente, é que foi a própria Ravonna que derrotou o Alioth na primeira vez, como foi revelado no episódio 3. Isto leva-me a pensar que o fato de a Ravonna estar agora aqui sozinha no Void contra o Allioth, o mesmo pode acontecer. E caso ela controle o bicho de novo, ela poderá ter acesso à Cidadel Fora do Tempo, e dessa forma afetar o agora trono do Loki.

A Ravonna sempre foi uma personagem importante quando falamos do Kang, se este for o fim dela, será aceitável, mas na verdade muito mais se podia pegar e fazer com ela. Apesar da descoberta que ela fez sobre He Who Remain, não significa que ela não poderá o querer de certa forma ajudar a derrotar o Loki. Ele ou uma variante sua.

O Novo Objetivo da TVA é Rastrear as Variantes de Kang

Na sequência do sacrifício de Loki, parece que a nova missão da TVA é agora procurar as variantes de He Who Remains. Isso inclui o Kang exilado que vimos em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, a quem Mobius se refere no final da segunda temporada de Loki. Mobius também confirma que a principal realidade e linha do tempo do MCU é de fato designada como Terra-616. (Coisa que já sabíamos desde, Multiverso da Loucura).

E caso existissem dúvidas de que a versão de Kang, o Conquistador, estava de facto morto pelas mãos do Ant-Man (eu tinha essas dúvidas), então esta cena confirmou, com o Mobius a dizer que “eles tratarão do assunto”. Referindo-se a cena final no Reino Quantico em Quantumania.

Será que a TVA vai voltar ao MCU?

Parece que a TVA e a sua nova estrutura estarão presentes no futuro do MCU. Especialmente com a Saga do Multiverso a continuar na Fase 6 e a culminar com Avengers: Guerras Secretas, o suposto colapso de todo o multiverso provavelmente garantirá a presença contínua deles a partir de agora. 

Da mesma forma, saiu a notícia à uns tempos de que o Agente Mobius de Owen Wilson e a TVA terão um papel a desempenhar em Deadpool 3, por isso os protetores do tempo serão provavelmente mencionados mais cedo ou mais tarde.

O que acontece a Mobius depois do final da segunda temporada de Loki?

Ao escolher fazer uma pausa temporária no trabalho na TVA, Mobius finalmente visita e observa a sua vida original na Linha do Tempo Sagrada. Escolhendo deixar “o tempo passar”, Mobius quer olhar para tudo o que a TVA está a trabalhar para proteger no multiverso. No entanto, é de esperar que Mobius volte a trabalhar dentro das paredes da TVA muito em breve, tendo em conta o papel de Owen Wilson em Deadpool 3, em 2024.

A parte triste no que toca ao Mobius, é que ele não sabe o real motivo do sacrifício do Loki. Ele não sabe que o Loki passou séculos à procura de uma solução para salvar o multiverso e que a única solução que ele conseguiu arranjar foi ele próprio ficar isolado de todos. Ele nem sequer sabe que o Loki voltou atrás no tempo para o primeiro momento em que se encontram para lhe pedir conselhos, porque para o Mobius, isso não aconteceu. A escolha do Loki aos olhos do Mobius foi momentânea, na face da pressão do momento. 

E o fato de ele dizer à Sylvie que vai deixar o tempo passar, ele nem tem a noção que o Loki consegue ouvir essas suas palavras. Um easter egg que acho interessante nesse momento, é que no rodar da câmera, podemos ver as cores verde e dourado, o que simboliza a presença do Loki naquele momento, mesmo que a Sylvie diga que o Loki não está ali, ele está. Como um ser omnipotente e omnipresente que ele é agora, um verdadeiro Deus. 

Para onde é que a Sylvie vai depois da segunda temporada do Loki?

Ao mesmo tempo, também é revelado no final da segunda temporada, que Sylvie está ansiosa por desfrutar da sua nova liberdade. Isso pode significar que ela pode fazer mais do que simplesmente trabalhar no McDonald ‘s em Broxton, Oklahoma, como fazia até aqui. Desde que ainda tenha o dispositivo temporal de He Who Remains, ela pode facilmente viajar pelas várias linhas do tempo, se assim o desejar. 

Depois de dizer a Mobius que vai fazer “o que quiser”, há várias possibilidades para o futuro de Sylvie, agora que ela realmente tem liberdade graças ao sacrifício de Loki na série do MCU. E um dos pontos que acho que seria interessante, era ver uma interação entre ela e o Thor, revelando que conheceu o seu irmão e talvez até lhe contar o sacrifício que este fez por toda a sua família. 

Pensamentos finais

O Loki é o melhor personagem do MCU. Já o disse várias vezes ao longo dos anos e depois deste final, não dá como argumentar diferente. Que filha da P**a de arco, meus senhores e senhoras. Espero que este não seja o fim do personagem, mas se o for… obrigado Marvel!

E obrigado a vós, que estás desse lado e deixais partilhar toda a minha nerdice convosco. Têm sido fantásticos geek sobre a Marvel, e esta temporada de Loki apenas mostra porque somos fãs do MCU. Isto é um exemplo e ao mesmo tempo um lembrete do que a Marvel é capaz de fazer. E não deixa de ser impressionante que ambos os episódios finais de Loki, sejam apenas diálogos entre personagens, em vez de cenas de luta. O que é demonstrativo da qualidade da escrita desta série, e a ligação forte que geramos com estes personagens. 

Para acabar e citando o Thor, a Marvel gostou destes conteúdos. “Another!”


Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.

Youtube

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.

SenhorPM

Geek a tempo inteiro, PM é o fundador do projeto Tretas do Cromo. Podes segui-lo no Instagram em @senhor_pm, no twitter em @senhor_pm ou no facebook em @senhorpm.

Deixe um comentário

This Post Has 34 Comments

  1. ladesbet シーメールポルノ

    ladesbet おばあちゃんポルノ ladestinemi.TP3cIuMjSnq

  2. ladesbet ਵੱਡੇ ਗਧੇ ਪੋਰਨ

    ladesbet ਡੀਪੀ ਪੋਰਨ ladesinemi.BD4PJN2P7Uo

  3. ਡੀਪੀ ਪੋਰਨ

    ਦਾਦੀ ਪੋਰਨ madisonivysex.PWkemLtfxmZ

  4. कार्टून अश्लीलता

    बीडीएसएम पोर्न है hkyonet.OMxG4Rkzxxk

  5. मजेदार सेक्स पोर्न

    मजेदार अश्लील साहित्य txechdyzxca.EqAvH91tZEl

  6. jenniferroy スインガーポルノ

    jenniferroy スインガーポルノ japanesexxporns.HW2PmgBuNR3

  7. ladyandtherose Orgy porn

    ladyandtherose Cuckold porn backlinkseox.CIwS9KPAm5Y

  8. goodhere Fake Taxi porn

    goodhere Cartoons porn vurucutewet.ZdAr3TdIkDD

  9. fashionflag 4k hd pron video download

    fashionflag porn video free download in hd fashionflag.epZ39RETqEL

  10. best hd porn

    porn video download in 4k ggjinnysflogg.thz9MeM5cxn

  11. top hd porn download

    pornk hd.com gghkyogg.NWYkGOhcvE3

  12. food porn

    porno izle tthighereduhryyy.SirMtME1iv8

  13. fuck

    sexax vvsetohimalxxvc.GdN6fczceZeT

  14. bahis siteleri incest category

    seksi siteler eyeconartxx.jmHx8REZ8JT1

  15. porno izle

    porn sex 250tldenemebonusuxx.hetEeHks0Ow0

  16. am siteleri

    watch porn video bingoxx.Rp1aiP2VmBxK

  17. escort siteleri

    bahis siteleri incest category mobileidn.kzemm0tCGwa2

  18. fuck google

    sektor benim zaten amin evladi footballxx.uMhCY0y8c6br

  19. fuck

    porno izle pokkerx.zUrcqHsNrcRZ

  20. fuck google

    bahis siteleri child porn 0qbxjluaxcxjsxzz.52qgw8oqqQoS

  21. fuck

    porn sex bxjluajsxzz.MLymnUnSgIwU

  22. fuck

    eski rahatiniz olmayacak bjluajszz.L6zJXtkRdDqZ

  23. fuck

    escort wrtgdfgdfgdqq.WNAEJyCYypKg

  24. food porn

    am siteleri wrtgdfgdfgdqq.U0cNLWKzB5T8

  25. pornhub bahis siteleri

    escort wrtgdfgdfgdqq.SwuWZb85741u

  26. pornhub bahis siteleri

    amciik siteleri ewrjghsdfaa.U6vdHXhITBWD

  27. anal siteleri

    viagra hyuqgzhqt.CpPoaxajPU65

  28. sektor benim zaten amin evladi

    viagra citixx.HxCj7ze7Ae7c

  29. escort siteleri

    food porn yaralandinmieycan.45KW2HsLZPfr

  30. eski rahatiniz olmayacak

    bahis siteleri sikis vurgunyedim.a32oLLiXLwby

  31. elegancies

    elegancies xyandanxvurulmus.8yV2D97HnvVs

  32. retranslation

    xbunedirloooo.621mPy651Bdu

  33. ravingly

    xyandanxvurulmus.ZU3YEojunWF7

  34. bahis siteleri porn

    yandanxvurulmus.BwkaVoLsko0a