The Mandalorian: Episódio 4 Explicado (3º Temporada)

the mandalorian episode 4

Alguns dos mais importantes acontecimentos nesta temporada de Mandalorian, aconteceram no quarto episódio, que tinha o título “The Foundling,” e a conclusão deste episódio também tem ramificações significativas para o resto da temporada. A maneira como este episódio nos foi apresentado é um regresso à forma a que estávamos habituados, dando mais atenção ao clã de Din Djarin, ao contrário do que aconteceu no episódio 3, onde nos foi apresentada a história do Dr. Pershing e as possíveis ligações ao clone de Palpatine. 


Vê a análise em vídeo se preferires:

YouTube video


Neste episódio, vimos o clã unir-se para desempenhar a função mais importante de todo o credo de Mandalorian, salvar a geração vindoura. E apesar de Din ter sido fundamental para salvar o filho de Paz Vizsla, Bo-Katan Kryze e Grogu receberam a maior parte da atenção do episódio, e o final dá-nos uma dica sobre o que lhes está reservado. O que influenciará pessoalmente Din Djarin e mudará o enredo desta temporada.

Bo-Katan e Grogu são os membros mais recentes do grupo conhecido como os Children of the Watch, e com isso também sofrem ainda com a integração neste mesmo grupo. Por um lado, Bo-Katan ainda não se habituou a como as coisas no credo, e um dos principais problemas que ela está a ter dificuldade em se adaptar, é não remover o capacete, em frente a outros Mandalorians, pois assim é o caminho.

Contudo, graças à sua perspicácia, também podemos ver Bo-Katan muitas vezes a assumir o papel da líder do grupo. Inclusive ficar ter direito a ficar na fogueira por ser ela a comandar as tropas. O que poderá ser um ponto muito significativo do que aí vem. Mas já falamos disso.

Da mesma maneira, vemos que Grogu também está a ter dificuldades em se enquadrar no grupo. Não pelos mesmos motivos que Katan, que até aqui achava o credo uma parvoíce, mas sim pela estrutura que o Grogu tem, o que lhe impede de fazer muitos dos desafios que o credo de Mandalore exige. Por outro lado, vemos que o passado de Grogu e a sua ligação à força, também são uma barreira para ele se entregar por completo ao credo.

Curiosamente, este episódio, respondeu-nos finalmente, a maneira como Grogu conseguiu escapar à Order 66, que tinha como objetivo eliminar todos os seres sensíveis à força, e fê-lo de maneira algo inesperada, apresentando um Jedi que pode não ser conhecido.

GROGU ESCAPA À ORDER 66 

O longo flashback da fuga à Order 66 de Grogu, e mais especificamente o seu salvador Jedi que dá pelo nome de Kelleran Beq, foi a maior surpresa do episódio 4. Beq apareceu pela primeira vez no universo de Star Wars em Jedi Temple Challenge, e foi representado pelo ator Ahmed Best, que já não é novo a este universo, pois é mais conhecido por ter dado vida a Jar Jar Binks na trilogia prequela. 

Os flashbacks de Mandalorian costumam durar apenas alguns segundos, mas este episódio passou bastante tempo a mostrar toda a fuga de Grogu enquanto este estava em Coruscant. O que também poderá fazer ligação ao que vimos no episódio anterior, com os enredos políticos em Coruscant.

Para além disso, após a fuga de Grogu e deste Jedi, até que o Din o encontra na primeira temporada de Mandalorian, existe muita história por contar entre Beq e Grogu, o que pode ser apresentado em episódios futuros, ou a Lucasfilm pode estar a guardar esta história para mais uma série spinoff. Temos de aguardar para saber mais ao certo, neste tema. Sem dúvida que esta fuga e a partida para o desconhecido, seria uma história interessante para elaborar.

Isto também faz uma retrospectiva da história de Grogu até agora e demonstra qual será a sua luta ao longo da terceira temporada. Foi importante mostrar toda a fuga de Beq e Grogu por causa da forma como espelha o resgate de Grogu na temporada 1, logo no 1º episódio.

A relação entre eles é agora mais significativa porque é paralela à relação que Grogu possa ter tido com o Mestre Beq, e é por isso que Grogu se debaterá nesta temporada. Tal como foi difícil para Din Djarin tornar-se o pai de Grogu, será difícil para Grogu abraçar outro grupo com crenças tão vincadas, na medida em que ele já antes tinha perdido o rumo como Jedi assim como uma figura paterna.

O DUPLO SIGNIFICADO DA PALAVRA “FOUNDLING”

Tal como o título do episódio anterior, “The Convert” teve múltiplos significados, o mesmo acontece no episódio 4, “The Foundling”. O significado mais óbvio do título é que representa Grogu, que tem sido o discípulo juvenil desde a primeira temporada, e passa o episódio a aprender a abraçar a cultura mandaloriana. 

No entanto, o enredo principal do episódio acaba por ser uma missão de resgate do filho de Paz Vizsla, e a Armorer parabeniza Bo-Katan por fazer “a maior honra do Credo”. Salvar um jovem”. Mesmo Bo-Katan pode ser considerada uma Foundling como Grogu, visto que ela é uma recém redimida aos olhos dos Children of the Watch, e a Armorer acabou mesmo por lhe fornecer Beskar que ela disse estar reservado para os mais jovens do credo.

E que agora Bo-Katan empunha o símbolo mais importante para os Mandalorianos, no seu ombro, o símbolo do Mythossar, e este é um ponto muito importante.

A REVELAÇÃO DO SEGREDO DO MYTHOSSAUR

Embora Bo-Katan tenha mantido em segredo da aparição do Mythosaur, mesmo sem ter revelado ao próprio Din Djarin, ela escolheu contar este segredo à Armorer, e a sua reacção não foi a que esperava. Acho que podemos assumir isso. 

A maneira como a Armorer reagiu e tendo em conta o papel que ela representa para a cultura Mandaloriana, o segredo da Bo-Katan não a surpreendeu de todo, acreditando que Bo-Katan simplesmente teve uma visão quando entrou nas Águas Vivas de Mandalore.

Ora, isto tambem nos implica que as visões são algo talvez comum durante os rituais dos Mandalorianos, e que Bo-Katan poderia realmente ter imaginado a aparição do Mythossaur. 

Contudo, a explicação mais provável é que a Armorer não está totalmente convencida, e os Mandalorianos não acreditam que o Mythosaur ainda esteja vivo. Bo-Katan pode usar este segredo em seu benefício, podendo tentar dominar o controle da besta lendária e desse modo tentar assumir o controle do povo de Mandalore.

Por outro lado, pode ser que a Armorer possa ter alguma na manga e que tente cimentar a sua importância dentro do credo, revelando que o Mythossaur apareceu a ela.

O QUE SIGNIFICA O SÍMBOLO DO MYTHOSSAUR NO SEU OMBRO?

O fato de Bo-Katan ter colocado o símbolo do Mythosaur como o símbolo que adorna a sua armadura pode representar o seu desejo de voltar a ser Mand’alor. Depois de perder a esperança quando os seus seguidores a abandonaram, Bo-Katan tem agora uma fé renovada e um clã atrás dela, e o Mythosaur pode desempenhar um papel fundamental na recuperação do planeta de Mandalore. 

Embora ela não possua o Darksaber, diz a crença que Mand’alor, the Great, domou o Mythosaur, dando origem ao planeta natal dos Mandalorianos, por isso, se Bo-Katan conseguir fazer o mesmo, isto poderá unir os restantes clãs Mandalorianos. Poucos seriam capazes de desafiar a pretensão de Bo-Katan ao trono do planeta enquanto ela monta a besta lendária, e o seu poder seria útil na luta contra quaisquer Impérios.

O QUE PODEMOS ESPERAR NOS PRÓXIMOS EPISÓDIOS?

Uma coisa é certa, o que nos foi apresentado no episódio 4 ajuda a preparar o episódio 5. A última cena deste episódio mostra a Bo-Katan com um olhar fixo sobre o símbolo do Mythosaur à medida que este é iluminado pelo sol, ao mesmo tempo que oculta a Armorer do olhar. Isto poderá ser um prenúncio de que Bo-Katan vai usar o grupo Children of the Watch para conseguir aquilo que sempre quis até aqui, regressar ao trono de Mandalore, e deste modo governar finalmente. 

Até aqui, Bo-Katan via o credo apenas como um culto de parvoíce, inclusive até ao segundo episódio desta temporada, e se o seu passado nos mostra alguma coisa, é que ela consegue às vezes ir a extremos para conseguir o que quer. Isto também seria uma das maiores reviravoltas da série, e seria uma das maiores traições, principalmente se tivermos em conta o quão próxima Bo-Katan se tornou de Din Djarin, depois de lhe ter salvo a vida várias vezes.

Por outro lado, e com um pensamento mais positivo, Bo-Katan pode na mesma conseguir assumir o trono de Mandalore, mas em vez de cometer uma traição contra Din e os seus camaradas, ela pode ser escolhida para os liderar, por eles mesmo.

Se for este o caso, a meu ver, até seria o que faria mais sentido, porque se olharmos para todo o arco da personagem, desde as séries animadas de Clone Wars e Rebels, a história de Bo-Katan sempre mostrou ser ela a escolhida para liderar Mandalore, e como tal, este enredo seria um encaixe perfeito no que já tivemos até aqui.

Contudo, conquistar o planeta de Mandalore, não será algo fácil, pois não só, o planeta está em ruínas depois de o Império ter bombardeado as suas cidades, mas também existe a parte de como será capaz Katan de domar o Mythossaur, ou em último caso, ganhar o Darksaber em combate contra o Din Djarin.

Uma coisa é certa, com o avançar da história, mais interessante se torna ver qual será o caminho que este mandalorians vão caminhar de seguida. E o mistério, é o que torna a espera pelo próximo episódio, sempre mais entusiasmante. 

Que achaste deste episódio? Achas que Bo-Katan vai governar Mandalore? E, será ela escolhida pelo povo, ou vai comer traição? Diz-me o que achas nos comentários.


Não percas a análise ao episódio anterior:

YouTube video




Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

logo loja geek

Obrigado pelo apoio.


Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.


Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

logo loja geek

Obrigado pelo apoio.

SenhorPM

Geek a tempo inteiro, PM é o fundador do projeto Tretas do Cromo. Podes segui-lo no Instagram em @senhor_pm, no twitter em @senhor_pm ou no facebook em @senhorpm.

Deixe um comentário