The Flash: Final Explicado e futuro do Universo DC

the flash

atenção: Este artigo contém spoilers para o filme do Flash

The Flash está agora em exibição nos cinemas e tem a ambição de ser um soft reboot do Universo DC, mas será que o consegue fazer? Ou será que complica ainda mais as coisas? É isso que vou abordar neste artigo, onde vamos analisar principalmente o final do filme. 

Em The Flash, Barry Allen viaja no tempo de forma semelhante à história de Flashpoint da banda desenhada por Geoff Johns e Andy Kubert para poder salvar a sua mãe. Infelizmente, a alteração da linha temporal afectou o Multiverso, pondo em perigo várias realidades.

YouTube video

THE FLASH: FINAL EXPLICADO e futuro do Universo DC! (Spoilers)

Para além disso, Barry cria um novo mundo onde o General Zod consegue o controlo da Terra por não haver um Superman para o parar. O Barry principal e o Barry alternativo que este encontra tentam descobrir como salvar a linha temporal e garantir que a sua mãe, Nora, sobreviva. Isto leva a um final cheio de ação, e é um final onde os Velocistas aprendem uma grande lição, ou supostamente assim se pensa.

Uma das grandes surpresas chega mesmo no final do filme, com a aparição de George Clooney de regresso como Bruce Wayne. Mas esta decisão pode ter afetado todo o universo DC futuro, pois agora temos um novo “velho” Batman no comando.

The Flash revela que as timelines não podem ser alteradas

the flash supergirl

Durante a batalha final de Flash, Os Barrys trabalham com a Supergirl de Sasha Calle e, claro, com o Batman de Michael Keaton para enfrentar as forças de Zod. No entanto, Kara e Bruce estão sempre a morrer, o que faz com que o Barry Alternativo esteja constantemente a voltar atrás no tempo. 

Mas na cronosfera ou speedforce, da maneira que lhe queiram chamar, o Barry principal apercebe-se que cada linha temporal ramificada termina com a morte de ambos. Assim, o Barry Alternativo está a criar um conjunto de realidades destruídas que conduzem ao inevitável, e é por isso que ele é impedido pelo Barry Principal.

Uma vez que a sua mãe ainda está viva, o Barry Alternativo não quer que o Barry Principal conserte as coisas, de modo a apagá-lo e a garantir que Nora morre. Isso faz com que eles se enfrentem, apenas para que o Dark Flash apareça com o seu fato Kryptoniano. 

Esta criatura confirma que quer que o Barry Alternativo continue a causar estragos e que o fluxo temporal deve ser alterado até que seja encontrada uma solução adequada para manter Nora viva.

Quem é o Dark Flash? E qual o seu objetivo?

A reviravolta interessante nesta história está no facto de este Dark Flash é na realidade o Barry Alternativo que continua a voltar atrás no tempo, e que acaba por ser ferido vezes sem conta por armas Kryptonianas, transformando-se assim neste monstro. 

Ele não se importa com a quantidade de mundos que morrem, e admite que está a fazer experiências há anos para melhorar a missão que os Barrys assumiram. Na verdade, foi ele quem primeiro derrubou o Barry Principal da cronosfera no início do filme. Isso levou o Barry a criar o Barry Alternativo, o que significa que o Dark Flash precisou do Barry Principal para se criar a si próprio. (O que pode parecer tudo muito confuso. Bem-vindos ao mundo do Flash.)

Com esta revelação, ficamos a saber que foi sempre um ciclo temporal fechado. À medida que Barry alternativo luta para conciliar o que está destinado a ser, todos eles assistem à destruição de vários mundos. As incursões acabam por matar o Super-Homem de Nicolas Cage, o Homem de Aço de Christopher Reeve, a Supergirl de Helen Slater e muitos outros mundos da DC espalhados pelo cinema e pela televisão. 

Mas quando Dark Barry tenta matar o Barry Principal (acreditando que valeu apena o sacrifício), o Barry Alternativo mete-se à frente, sacrificando-se e morrendo na lâmina do seu eu futuristico, assim o próprio Dark Flash acaba por se matar a si próprio.

Barry faz o maior sacrifício e condena a mãe à sua morte

the flash

Com o sacrifício da sua variante, Barry decide não perder a oportunidade, uma vez que todos os obstáculos foram eliminados. E como tal, desfaz o trabalho do início do filme, em que assegurou que Nora não se esquecia da lata de tomate na mercearia. No entanto, Barry é obrigado a eliminar este acerto e volta a colocar a lata na prateleira depois de o primeiro Flash sair.

Esta acaba por ser uma das sequências mais dramáticas da DC. A mãe conforta-o, sem perceber que ele é a versão mais velha do seu filho, uma vez que Barry apenas lhe diz que tem saudades da sua mãe. No processo, ele consegue abraçá-la uma última vez, dizendo-lhe, quando a Speed Force pára o fluxo temporal, que ele a amará para sempre. Depois, ele vai partir, destroçado pela forma como condena Nora à sua morte. 

Ainda assim, enquanto ele a entrega a esse destino, Barry recupera-se a si mesmo e à timeline. Com o Batman de Keaton e o Batman de Ben Affleck, ele aprendeu a carregar suas cicatrizes emocionais. E deixar que a dor e o trauma abram caminho para a aceitação e um futuro melhor.

Barry salva o seu pai

No entanto, Barry consegue recuperar um dos seus pais com esta alteração da linha temporal. Ele apresenta novas provas que mostram que o seu pai estava na mercearia quando Nora foi assassinada. As gravações no passado não mostravam a cara de Henry, uma vez que a câmara estava num ângulo longe do homem. Mas antes de Barry deixar a mãe, ele mudou o ângulo de filmagem no passado, sabendo que isso iria permitir captar o pai e ilibá-lo anos mais tarde.

Desta forma, Barry alterou por completo a linha do tempo, mas sem qualquer efeito borboleta, ou assim se pensa. A gravação permite a libertação de Henry, o que ajuda Barry a seguir em frente. Por fim, ele consegue salvar seu pai. Para além disso, Iris West abandona o seu instinto de repórter, querendo iniciar um romance com Barry, depois de se terem apaixonado um pelo outro na faculdade. 

Isto prova a Barry que ele fez a escolha certa e que tudo o que ele precisava era de esperança – algo que Kara lhe recordou. Tudo está bem quando acaba bem, pois Barry abraça o que está para vir, acreditando que não há efeitos colaterais.

A DC estabelece um Universo instável

wonder woman the flash

A cena final mostra o Bruce Wayne de George Clooney a aparecer para felicitar Barry. Barry fica atordoado porque estava à espera do Batman de Ben Affleck, o que indica que a linha temporal foi alterada mais uma vez. O filme termina com Barry a perguntar-se, de forma divertida, o que se está a passar, embora não seja claro o que foi alterado.

A Mulher Maravilha de Gal Gadot fez uma aparição antes para ajudar Barry e o Bruce de Affleck, por isso não se sabe se ela desapareceu. Além disso, o Super-Homem foi avistado num vulcão quando ocorreu um desastre natural na Guatemala. Contudo, é incerto o que lhe aconteceu. Também não se sabe se Clooney será o Batman mais velho em The Brave and the Bold, ou se será apenas uma participação especial em nome da nostalgia. 

Além disso, não se dá para perceber o que Barry fará quando perceber que apagou acidentalmente as outras personagens. Como tal, deixa espaço para James Gunn e Peter Safran escolherem o que e a quem recorrerão no futuro.

Caso Clooney seja apenas uma aparição especial, então isto coloca em causa todo o futuro do universo, uma vez que o suposto soft reboot que foi prometido para este filme, não se vai revelar verdadeiro. E com isto, deixa o universo DC ainda em maior confusão do que já estava antes do filme sair. 

O que esperar do futuro do universo DC?

the flash

Esta semana foi revelado que o filme de Flash tinha filmado três finais diferentes, um com o Superman de Henry Cavill, outro com a Supergirl e o Batman de Keaton, mas o final que vemos no filme foi escolhido pelos presidentes da DC Studios, o James Gunn e o Peter Safran. O que leva a questionar se foi a decisão certa, uma vez que este fim, arruina de certa forma todo o enredo que vemos no filme, porque a linha temporal não está certa. 

É certo que um segundo filme para o Flash poderia explicar todas estas mudanças, ou até mesmo mostrar que o Barry não consegue na verdade alterar o destino dos seus pais. E desse modo ter de deixar o pai preso para poder manter a timeline certa. Mas com a recepção fraca nas bilheteiras, uma sequela pode ser muito duvidosa. 

Só o tempo dirá, e talvez as respostas sejam dadas em filmes que já estão prestes a estrear. Isto inclui Blue Beetle e a sequela de Aquaman por James Wan, onde há uma hipótese de The Flash aparecer para analisar os danos causados. 

Mas para aqueles que estavam à espera de um “hard reset” no final de The Flash, isso não acontece. Isto significa que o futuro do universo DCU é tão incerto como quando a Diana apareceu em Shazam! Fúria dos Deuses, e como quando Billy Batson foi recrutado pela Task Force X. Com o final do filme a única certeza que temos é que o Aquaman de Jason Momoa é o único membro da Liga da justiça que está confirmado para este novo universo. Se assim o podemos apelidar. Uma vez que na cena pós créditos, vemos o Barry a explicar toda a sua aventura no multiverso ao Aquaman, mas que ele não entende por estar demasiado bêbado. 

No fundo, muito mais precisa de ser revelado para conciliar este filme com a nova programação de filmes. O que é certo, no entanto, é que Barry agora entende as consequências de viajar no tempo.


Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.

Youtube

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.

SenhorPM

Geek a tempo inteiro, PM é o fundador do projeto Tretas do Cromo. Podes segui-lo no Instagram em @senhor_pm, no twitter em @senhor_pm ou no facebook em @senhorpm.

Deixe um comentário

This Post Has 2 Comments

  1. Luiz Antonio

    Preferia o final com Henry Cavill e Michael Keaton que é um dos finais deletados.

    1. Tretas do Cromo

      Luiz Antonio podia ser ainda pior ahah