The Flash: Análise 1º trailer! Easter Eggs que perdeste

the flash batman

O filme The Flash recebeu o seu primeiro trailer oficial, depois de nos ter mostrado um teaser o ano passado, agora temos mais certezas do que podemos esperar do filme com este trailer, e meus amigos, a empolgação com que sai depois deste trailer não podia ser maior. E, após ver estes dois minutos e pouco, consigo perceber o porquê da DC não ter cancelado o filme do Flash, mesmo após toda a controvérsia, à volta do ator, o Ezra Miller. 

YouTube video

Podes ver a análise em versão vídeo aqui

The Flash tem o potencial de ser um dos melhores filmes de super-heróis já feitos, e ser um forte adversário em termos de Multiverso ao Dr. Strange 2. A DC precisa de uma vitória, e pode ser este filme a inverter as coisas. Para além disso, este filme pode ser tudo o que a DC precisa para fazer a transição do antigo universo para o novo, sem parecer muito forçado.

Ora, mas como este trailer está tão espetacular, vamos ter de analisar frame a frame de tudo o que podemos encontrar nele, de maneira a sabermos o que esperar quando o filme estrear nos cinemas em Junho. E com o Batman do Keaton de volta, a ser o clímax de puro entusiasmo. Best Bat.

TRAILER FLASH

YouTube video

Ora bem, o trailer começa com a presença do Flash com lágrimas nos olhos, e que tudo indica que ele está em frente à casa dos pais, casa essa onde a sua mãe morreu quando ele era novo. Enquanto isso, ouvimos a voz de fundo do Michael Keaton a perguntar ao Barry de o porquê ele querer permanecer nesta linha temporal, quando ele pode visitar qualquer uma, ao qual ele responde que é nesta que a sua mãe está viva. 

Ora, e como sabemos, este filme é baseado na banda desenhada com o nome, Flashpoint, mas parece que no filme vão alterar o enredo, e não adaptar completamente a BD. Nessa BD, o Flash começa perde os seus poderes e acaba de acordar num universo onde não existe Liga da Justiça, mas ele mantém as memórias da existência de uma, e para além disso, o Batman, é um assassino implacável, sendo ele o Thomas Wayne, em vez do seu filho Bruce Wayne, que neste universo, foi o rapaz que foi assassinado, levando assim o seu pai a tornar-se o Batman e a sua mãe, sucumbir à loucura e transformar-se no Joker.

Para além disso, os habitantes de Atlântida e as amazons de Tamaschryra, estão em guerra aberta, o que acaba por colocar grande parte da Europa debaixo de água. E por essa altura, o Barry apercebe-se de que este universo foi alterado por algum motivo, e inicialmente culpa o Reverse Flash, mas percebe mais tarde que na verdade a culpa é sua, porque ele tentou voltar atrás no tempo para parar o assassinato da sua mãe e isso destruir todo o universo.

Contudo, no enredo do filme, parece que a história vai ser diferente, porque tudo nos parece indicar que os eventos aqui presentes, não acontecem por um “acidente” mas sim por uma própria escolha que Barry toma. E tudo parece indicar, que em vez do Barry voltar atrás no tempo, visto ele ter descoberto que tem esse poder na Liga da Justiça do Zack Snyder, ele visita antes um universo paralelo. 

Universo esse que inclui a sua variante, mas que variante essa que não possui qualquer tipo de poderes do velocista. Visto que essa Variante não perdeu a sua mãe, ele também não obteve poderes. E talvez seja essa a razão da escolha do Barry.

A GUERRA CONTRA ZOD

Outro aspecto interessante, é que parece que este filme não vai apresentar a guerra entre Atlantis e Tamaschyra, como acontece nas BDs, mas em vez disso, vai apresentar uma guerra entre o Zod e o planeta Terra. E uma vez que neste universo, parece não existir meta-humanos. O Zod provavelmente, consegue o seu objetivo que foi apresentado no Man of Steel de 2013, e transforma a Terra num novo Krypton. Visto que não existe ninguém para o parar.

Para além disso, a versão do Batman do Thomas Wayne, não vai ganhar a estreia no grande ecrã, em vez disso, o Batman deste universo, parece ser o Batman do Michael Keaton. 

GOTHAM SOLARENGA E ALEGRE?

Neste primeiro clipe, também se consegue ver o que parece ser a Gotham deste universo, porque vemos aqui esta parte que parece a Mansão Wayne, e à distância, será certamente Gotham. O que está tudo errado e nos mostra que este universo está mesmo todo trocado, porque Gotham, nunca na vida, seria assim tão brilhante e com tanta luz. Gotham é sempre um sítio sombrio e chuvoso. Por isso, aqui fica mais um contraste entre os dois.

BATFLECK EM AÇÃO

Já no universo original de Barry, conseguimos ver o Batman do Ben Affleck, já com um tom muito mais sombrio. E como sabemos que é o Batfleck? Por causa das orelhas, formato mais curto e mais robusto que o Snyder nos habituou. 

De certa forma, isto acabará não só por ser uma história do Flash, mas também de todo o legado da DC, em que o Flash será o fio condutor entre as diferentes versões dos personagens que temos visto ao longo dos anos. Mais especificamente, estas duas versões do Batman.

CONTRASTE DE CORES 

Um dos aspetos a salientar neste clipe, é o contraste entre as diferentes cores. O que será sem dúvida uma grande ajuda para distinguirmos os diferentes universos enquanto estamos a ver o filme. 

No universo original do Flash, onde a mãe do Barry morre, é retratado com um azul mais sombrio, enquanto o universo onde a sua mãe ainda está viva, é retratado com cores amarelas e alguns tons laranjas, o que gera aqui um contraste entre a alegria e a tristeza. Sendo o amarelo e laranja, cores quentes, e o azul uma cor fria. Como aprendemos nas aulas de EVT. Ou pelo menos assim me lembro.

SUPERGIRL EM GOTHAM

Outro ponto de referência neste clipe, é que vemos, o que parece ser a primeira aparição da Supergirl no trailer, a prima do Superman. Aqui vemos os pés de alguém, que assumo que seja a Rapariga de Aço, a levitar sobre o telhado da Mansão Wayne. Telhado esse que vemos no início do trailer, e que nele também está presente o Barry deste universo “alegre”. 

Certamente, a Supergirl está aqui presente depois de o Batman e o Flash a salvarem das mãos do governo, cujo vemos mais à frente no trailer. E neste momento, tendo sido ela mantida presa na escuridão, ela certamente estará a carregar as baterias, ao absorver o sol que brilha ao fundo de Gotham. Recuperando assim o seu poder máximo, e provavelmente terá sido neste momento que se tornou uma aliada do Batman e do Flash para a luta contra o Zod.

CORRIDA PELAS MEMÓRIAS

Este próximo clipe é fantástico, porque vemos o Flash a voltar às suas memórias e a visitar o dia em que a sua mãe morreu. Como sabemos isso? Ora, não só vemos o jovem Barry a correr a sair de casa, como a camisola que ele usa, é a azul. Como disse antes, revelando ser o universo original do Flash. 

Algo interessante aqui, é que também vemos o jovem Barry a sair de casa a correr durante a manhã, mas quando passa pelo Barry já adulto, o céu muda de noite. O que também pode ser uma referência à tristeza que esta memória tem nos pensamentos do Barry. Literalmente, transformando um dia solarengo e alegre, num dia nublado, e coberto de escuridão. Uma boa metáfora portanto.

BRUCE AINDA AO MURRO?

Neste clipe também vemos uma mão a tocar uma foto, e sabemos que é o Bruce Wayne, porque na versão do TV Spot do teaser, podemos ver mais um pouco desta cena, e mostra-nos o Michael Keaton com uma cabeleira enorme. E esta foto em que ele toca aqui, é a entrada para a Batcave do Batman de 89. 

Não só esta mão de perto nos mostra que apesar da idade já mais avançada, o Batman nunca esqueceu a sua mãe e o seu pai, como também é onde ele foca sempre que se dirige à Batcave. Talvez a password até seja, MARTHA!

Outro aspeto a salientar, é que apesar do cabelo comprido, e das roupas mais “à velho”, ele parece ainda andar ao murro com os maus feitores de Gotham. Porque a mão dele parece estar coberta de nódoas negras. Um indicativo de que ele tem andado ao murro.

BARRY ENCONTRA O BARRY

Este clipe abre com o Barry do nosso universo a confrontar o Barry do universo alternativo, e ponto indicativo disso, é o anel que “o nosso Barry” – vamos apelidar-lhe assim para simplificar – tem em sua posse. Anel esse onde ele armazena o fato de Flash.

Um outro aspecto que acho muito interessante entre esta interação, é as diferentes reações das duas variantes do Barry Allen. O Barry do universo alternativo, está super assustado, porque não consegue compreender como alguém tem a mesma cara que ele. E temos de ter em mente que este Barry não tem sequer poderes, nem sabe o que é o multiverso, imaginem dar-se de caras com uma variante dele mesmo.

Por outro lado, o “o nosso Barry” olha de maneira apreensível para a sua variante, talvez até ponderando se este não será o culpado pela morte da sua mãe. E porque digo isso? Volto a focar nas cores. O Barry Variante possui fones amarelos, casado amarelo, claramente um indicativo do universo onde a sua mãe está viva, mas não só. 

Se olharmos para as bandas desenhadas, temos de ter em conta que o amarelo é a principal cor de um dos maiores, senão o maior vilão do Flash, o Reverse-Flash. E creio que neste momento, “o nosso Barry” está a ponderar se este será um truque de outro Velocista, Velocista esse que pode ter causado a morte da sua mãe. Daí a sua reação.

Tendo em conta a quantidade de personagens presentes no filme, não creio que eles iriam introduzir o Reverse-Flash como principal vilão do filme. Porque em parte tornaria tudo muito mais confuso, e tendo em conta que Zod também está no filme, talvez seja ele o vilão principal. Mas há um outro que pode aparecer. Mas já falamos disso mais à frente.

VARIANTE BARRY GANHA PODERES?

Neste clipe também vemos uma cena em slow motion da speedforce a atravessar “o nosso Barry” e que se dirige em direção à Variante do Barry. Esta cena poderá querer indicar a maneira de como o Barry deste universo alternativo ganha os seus poderes. 

Em vez da origem original em que vemos o Barry a levar com um relâmpago e dessa forma ganhar os seus poderes de Velocista, aqui a Variante Barry pode ganhar os seus poderes a partir de um descontrolo da Speed Force do Flash. 

Outra teoria que tenho é que, a escolha da Variante Barry ganhar poderes, poderá ser propositada, porque mais à frente no trailer, vemos o Batwing a lançar um gênero de raio através de uma corda, o que poderá indicar que isto pode ser uma experiência conjunta entre o Batman e o Flash para dar poderes à Variante Barry, de modo a que os ajude a combater o Zod, por exemplo.

BATFLECK AVISA O FLASH

De seguida vemos a aparição do Bruce Wayne de Ben Affleck, e devo admitir que este momento bate forte. Estou mesmo contente que a DC tenha tomado a decisão de trazer o Affleck de volta.

Não só, vai ajudar-nos a perceber em que universo as coisas começam, e dando ao público um ponto de referência ao universo DC que estávamos habituados, mas pode também significar muito mais.

Uma coisa que não podemos esquecer, é que o primeiro encontro entre o Bruce Wayne e o Flash, aconteceu no Batman v Superman, quando o Flash apareceu no suposto sonho do Bruce para o avisar sobre a Loius. E a partir desse momento o Batman ficou a saber sobre as viagens no tempo do Flash, o que nos leva a esta conversa. Aqui o Bruce já tem completa noção que o Flash não lhe vai dar ouvidos e vai viajar no tempo. Daí ele dizer ao Barry que “ele pode destruir tudo”.

Além disso, isto poderá ser um ponto muito interessante de transição para o próprio universo DC. Não só o Bruce avisa o Barry que ele pode destruir tudo, mas se o Barry o ignorar – que vai – o Flash pode ser a razão da origem de um novo universo. E desse modo, podemos incluir todas as mudanças do novo universo DC que está a ser trabalhado pelo James Gunn, no próprio contexto da história. Ficando assim tudo muito mais coeso e talvez até a apresentação de um novo Batman, visto que vamos ter um novo Batman para o futuro do Universo DC.

A MENSAGEM DE ZOD

Aqui o Barry vê nas televisões uma mensagem muito parecida à mensagem de invasão de Zod no filme do Man of Steel de 2013, no qual apelava que todos os Kryptonianos presentes na terra se entregassem. 

E vemos também a Máquina do Mundo presente nesse filme, também aqui a ser usada no trailer, indicando o plano de terraformação do Zod. O que parece também indicar que a morte da Mãe do Barry foi mais ou menos por esta altura. 

INVASÃO DE ZOD, É UM PONTO CRUCIAL

Um ponto muito interessante, é que esta invasão de Zod, pode ser um daqueles pontos cruciais como, por exemplo, é o rapto do Tony Stark no universo da Marvel.

Porque temos de nos recordar que o Batman v Superman, começa com o Bruce Wayne a correr em direção ao perigo e a olhar para a destruição causada por Zod e o Superman, e neste filme vamos ver o exato mesmo momento, mas desta vez sendo o Flash. Não é certo se é o Flash no nosso universo ou se será a Variante Barry a olhar para a cena.

FLASH ENCONTRA A SUPERGIRL

De seguida vemos o Flash numa sala vermelha, que acredito que seja onde está presa a Supergirl. Não só vemos um fato com o símbolo da Casa El, mas neste universo talvez não tenha existido um Superman, e possa apenas existir a Kara Zor-El, que como vimos aqui, foi torturada e está enfraquecida. Talvez vítima da radiação vermelha, que como sabemos tira todos os poderes aos Kryptonianos.

Nas bandas desenhadas de Flashpoint, o Superman quando se despenhou na terra enquanto bebe, foi apanhado pelo governo dos Estados Unidos, em vez dos seus pais adotivos, os Kents. Durante esse tempo, o Kal-El não teve contato com ninguém, e foi mantido preso é vitima de experiências pelo governo. Ao que parece, para o filme alteraram isso, e trocaram a versão do Superman nessas BDs pela versão da Supergirl.

Neste aspecto, acho super interessante esta escolha da DC, porque no filme do Man of Steel, quando o Clark procura respostas da sua origem. Ele encontra já uma câmara aberta na nave. E como mais tarde o Snyder disse, essa câmera já aberta era supostamente da Supergirl. 

NINGUÉM PÁRA O ZOD

Neste clipe também vemos a mesma cena que vimos em Man of Steel, quando o Zod confronta o exército americano pela primeira vez, no deserto, mas ao contrário do que aconteceu nesse filme, aqui o Zod limpa os americanos completamente.

Coisa que não aconteceu em Man of Steel se bem se lembram, porque aí, estava o Superman para fazer frente ao Zod.

EU SOU O BATMAN

Aqui vemos as duas versões do Barry dentro da Batcave, e pelo que podemos ver é a Batcave do filme de 89, com a arquitetura e a silhueta do Batmobile sendo a mesma que nos foi apresentada no filme do Tim Burton. 

Um dos aspetos mais interessantes aqui, é as reações dos Barrys, em que são exatamente o oposto. O Barry do nosso universo está com os olhos meio cerrados, o que pode ser uma indicação que ele está a tentar descodificar que versão do Batman é esta, e a Variante Barry está completamente chocada por ver o Batman. E é engraçado, porque sendo este o Batman do seu universo, não devia ter sido um choque tão grande, mas como talvez foi a primeira vez ao vivo. Nós percebemos,

Outro aspeto a salientar aqui, é que a própria Batcave mostra o quão antiga é, não só está coberta de pó e teias de aranha por todo o lado, até as próprias luzes atrás do Batman, não funcionam todas. O que nos pode indicar que o Batman se poderia ter reformado da luta contra o crime por estar velho. Daí ter deixado crescer tanto o cabelo, ou simplesmente é a falta que o Alfred faz ao Bruce Wayne. Que neste universo, certamente já estará morto.

E para colocar a cereja no topo do bolo, não só vemos o regresso do Batman e da Batcave, mas também uma versão da clássica música do Batman de 89. Dando a todo este espaço a sua própria vibe. Tornando esta Batcave algo ainda mais místico.

SUPERGIRL SALVA O BARRY

Numa cena com apenas 2 segundos, vemos a Supergirl a voar com um Barry ao Colo, que não dá para perceber muito bem qual versão será, mas para este momento estar a acontecer, creio que poderá ser uma das duas coisas. 

Ou este Barry poderá estar à beira da morte e a Supergirl o tira do local de perigo. Ou tendo em conta que ela parece estar a ascender nos céus, talvez procure que este seja atingido por um raio. Talvez até para concluir a passagem de poderes de um Barry para o outro.

A DESTRUIÇÃO DO MUNDO

Neste clipe vemos o Barry a ver o chão desmoronar-se ao pé de um hospital de Gotham. E sabemos que é de Gotham porque temos um easter egg na ambulância ali presente. E para além disso, na parede do lado esquerdo, podemos ler “Martha Wayne Institute”. Que mostra também o peso da família Wayne em Gotham

Ora, mas o que leva a que o chão seja sugado? Acredito que tem tudo haver com a Máquina do Mundo do Zod e que está a destruir o mundo aos poucos. A seguir também vemos o Barry a correr pela parede deste hospital, onde talvez ele tente salvar o maior número de pessoas possível.

FUSÃO DE FLASHES!!

De seguida vemos ambos os Flashes a deslizar de costas um para o outro, numa imagem simplesmente sensacional, que parece que vão fazer Fusão como acontece no Dragon Ball. Mas aqui nada tem a haver.

O Flash da esquerda, conseguimos perceber que é a Variante Barry agora com poderes, e uma coisa que temos de detalhar, é o fato. O fato deste Flash é criado a partir de partes do fato do Batman, e podemos ver isto neste raio pintado na bota, assim como a joelheira e o capacete com as orelhas cortadas, que vemos noutra cena. O bom uso para todas as partes dos fatos perdidos do Batman, portanto.

Neste momento, também parece que estão a juntar forças para derrotar as tropas de Zod. Porque este parece ser o mesmo local onde Zod confronta o exército americano. Nesta luta também está presente a Supergirl, porque vemos neste clipe ela a dar um valente murro ao Zod, que lhe destrói completamente o seu escudo. Para além disso também vemos o Flash a criar um furacão, mostrando a sua evolução de poderes.

ZOOM OU BLACK FLASH

Um ponto interessante neste furacão do Flash, é que parece que vemos outro Flash dentro do mesmo, e que posteriormente o Variante Flash pontapeia. 

Ora, este poderá ser de fato o verdadeiro vilão do filme, e tendo em conta que temos dois Flashes, não seria descabido termos mais um. Aqui, o fato deste Flash é muito parecido ao Zoom, mas creio que não utilizei esse personagem neste filme. Mas poderá de fato ser o Black Flash.

Para quem não sabe, o Black Flash funciona como o ceifador de vidas de Velocistas e tenta roubar os poderes da Speed Force, fazendo assim o gênero de equilíbrio da balança da Speed Force. E tendo em conta que neste filme, vamos ver a criação de uma ou mais variantes do Flash, o Black Flash pode aparecer como o vilão que tenta roubar os poderes dos velocistas.

Para além disso, há uns tempos atrás, tivemos uns leaks relativamente ao merchandising do filme, e parece que vão incluir uma personagem chamada Dark Flash. O que poderá ser uma ligeira alteração do nome das bandas desenhadas, para não se tornar tão óbvio o objetivo deste personagem.

BATMAN AZUL E CINZENTO

YESSS!!! Este clipe também nos mostra o novo fato do Batman de Ben Affleck e é nada mais nada menos, que o clássico fato das bandas desenhadas, com o fato cinzento, a capa azul, e o Cinto amarelo. Nunca pensei ver esta versão do Batman no cinema, mas eles conseguiram, e o fato está tão lindo.

Nesta cena, também parece que o Batman perde a sua mota, e usa o Batclaw para se agarrar ao carro que perseguia, continuando assim a perseguição a deslizar. Ninguém pára este Batman.

MISSÃO: SALVAR SUPERGIRL

Este clip é igualmente fantástico, e apresentamos o Batman e o Barry a salvar a Supergirl do seu encarceramento, um momento que é paralelo à banda desenhada, quando o Flash e o Batman do Thomas Wayne salvam o Superman das garras do governo.

Uma coisa que adoro aqui, é a maneira como a Supergirl se move nesta cena, demonstrando que a DC continua a usar o método de como os Kryptonianos se movem que nos foi introduzido pelo Zack Snyder. Usando o slow motion para mostrar a supervelocidade desses seres. 

QUARTEL GERAL WAYNE

O trailer termina com a Supergirl na Mansão Wayne, e podemos ver atrás dela, o fato que mais tarde vai usar em combate. Os Barrys introduzem-se, dizendo que ela não é o Clark Kent ao qual ela revela que o seu nome é Kara. 

Depois do logo vemos um momento típico da versão deste Flash, usando a comédia enquanto filma a Supergirl a voar a velocidade supersônica ao lado do Batwing.

NOVO UNIVERSO DC

dcu batman superman

É certo que a DC tem sido confusa na apresentação dos seus filmes, mas o Flashpoint tem a possibilidade de resolver todos estes problemas, e mover a DC num novo rumo. Tendo em conta que o novo universo DC já foi anunciado pelo James Gunn, e como ele disse, este filme vai reiniciar tudo, eu estou bastante expectante para o futuro da DC. 

E acredito que este filme vai ser simplesmente incrível, se o trailer for uma indicação do que podemos esperar, então este será sem dúvida um dos filmes que mais anseio ver este ano.

Mas qual é a sua opinião? Ficaste entusiasmado com o trailer? Diz-me a tua opinião nos comentários abaixo.




Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.

Youtube

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.


Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.


Youtube

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.

SenhorPM

Geek a tempo inteiro, PM é o fundador do projeto Tretas do Cromo. Podes segui-lo no Instagram em @senhor_pm, no twitter em @senhor_pm ou no facebook em @senhorpm.

Deixe um comentário

This Post Has 3 Comments

  1. binance Registrēties

    Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  2. Mauricelio Sousa

    James disse que o filme do flash vai se super quentinho

    1. Tretas do Cromo

      Mauricelio Sousa pois vai 😀