Novo Universo DC: Tudo o que sabemos dos novos Filmes e Séries

james gunn dc

A DC finalmente tem um universo preparado, e agora sabemos o que esperar com o anúncio feito pelo presidente da DC Studios, o senhor James Gunn. Não só Gunn nos revelou vários títulos, desde filmes a séries e animação, mas também ficamos a saber algumas datas para as estreias destes novos filmes. É certo que a DC tem tido anos complicados, e manter o entusiasmo para algo que nos apresentam, poderá ser difícil, mas com os anúncios feitos pelo Gunn, temos finalmente luz ao fundo do túnel.

YouTube video

NOVO UNIVERSO DC EXPLICADO: Novo Batman e Superman no Capítulo 1 do DCU (Deuses e Monstros)

Neste artigo vou apresentar tudo que foi anunciado e explicar quem são alguns dos heróis mais desconhecidos que estão presentes neste anuncio e o que esperar dos mesmos. Semelhante ao Universo da Marvel, o novo Universo DC, vai estar dividido por fases, mas em vez de ter a designação de fase 1, ou fase 2, o James Gunn e o Peter Safran, decidirão chamar a esta divisão, capítulos, e o primeiro capitulo do DCU tem o nome de “Gods & Monsters” (Deuses & Monstros).

As novidades do novo Universo DC

novo universo dc

James Gunn partilhou as novidades através de um vídeo, onde ele começa por abordar a anterior natureza “desconectada” dos DC Studios para filmes e séries. Explicou que a sua missão em conjunto com o co-CEO Peter Safran será a manter o futuro DCU unificado para “uma história única” através de filmes, televisão, jogos e animação, de modo a história principal da DC ser muito mais coesa, em vez do que tínhamos até aqui, onde tínhamos série como Arrow, Flash e muito mais sem ter qualquer impacto nos filmes, por serem universos separados.

Por falar em universos separados, ficamos a conhecer também o plano para manter estes projetos de forma separada do Universo principal, revelando os projetos fora deste universo, como o The Batman do Robert Pattinson ou o Joker do Joaquim Phoenix, serão etiquetados de “DC Elseworlds”. Este rótulo vai ajudar o publico a distinguir os diferentes projetos que nos são apresentados. De maneira a não gerar confusão.

O que significa Elseworlds?

the batman joker

A série Elseworlds da DC partilha algumas semelhanças com as histórias de What If…? da Marvel, na medida em que residem fora do cânone tradicional. No entanto, ao contrário da série What If…?, as histórias de Elseworlds são completamente autónomas em vez de saltar de um ponto de divergência em relação à história normal. Desta forma, O Batman e o Joker existem agora oficialmente dentro do seu próprio cânone fora dos outros filmes da DC Studios.

No entanto, Safron salientou que enquanto o DCU é um multiverso, os filmes principais seguiriam uma única continuidade. Ele observou que qualquer coisa que não conte como parte do DCU, “vão deixar isso claro”, e observou que os filmes The Batman e Joker se enquadram nesta categoria. Seguindo em frente, qualquer coisa que não faça parte do DCU levará esse rótulo como tal.

Também ficamos a conhecer a data de estreia destes filmes, com Joker: Folie à Deux a chegar a 3 de Outubro de 2024, e o The Batman estreia a sua sequela no ano seguinte, no final de 2025.

E o que acontece aos filmes DC deste ano?

shazam

No que diz respeito aos filmes que vão sair ainda este ano, ainda os vamos receber, com Shazam! Fúria dos Deuses a chegar aos cinemas a 16 de Março, seguido do filme The Flash que chega a 15 de Junho, Blue Beetle estreia dois meses depois, a 17 de Agosto e o ano fecha com a sequela de Aquaman, no dia 24 de Dezembro.

James Gunn explicou que Shazam vai continuar neste novo universo, visto ter tido a vantagem de ter estado quase sempre no seu “canto” sem ter interagido com o resto da DC que conhecíamos. Sobre The Flash, o presidente confirmou os rumores e especulações que tínhamos para o filme, dizendo que este “reinicia todo o Universo DC”, antes de acrescentar que Aquaman e o Reino Perdido “conduzem diretamente” aos futuros projetos que ele e Safran mapearam. Já Blue Beetle receberá a sua estreia de igual forma, e será introduzido no novo universo, posteriormente.

Quais são os novos projetos do DCU?

Ora, dos novos anuncios, temos realmente uma remessa bem grande do que podemos esperar nos próximos anos da DC, tanto no cinema como em séries. A começar por uma série animada que dá pelo nome de Creature Commandos.

A DC Studios partilhou uma imagem de Creature Commandos durante este anuncio, que tem uma grande ligação ao The Suicide Squad. Gunn esclareceu que esta equipa reúne, Rick Flag Sr. (que Gunn disse que também apareceria em “outras coisas”), Nina Mazursky, Doctor Phosphorus, Eric Frankenstein, The Bride of Frankenstein (a quem Gunn chamou “a líder”), G.I. Robot e Weasel. Para além dos membros da equipa, também ficamos a conhecer que os mesmos atores que vão dar a voz aos personagens, também os vão interpretar em live-action no resto do DCU. Semelhante ao que a Marvel Studios fez com a sua série de animação, What if…?.

Quem são os Creature Commandos?

Para quem não sabe o que é Creature Commandos, a equipa é basicamente um Suicide Squad que apareceu pela primeira vez em 1980, na banda desenhada Weird War Tales #93. E são um grupo militar da Segunda Guerra Mundial composto por super-humanos, o alinhamento original da equipa incluía um conjunto variado de personagens incluindo um lobisomem (Warren Griffith), o Doutor Medusa, um Monstro de Frankenstein (Elliot Taylor), um vampiro (Vincent Velcro), entre outros. Esta equipa que vamos ver na série animada, será reformulada para os dias de hoje, e tem uma ligação ao filme do Esquadrão Suicida que saiu em 2021.

O Rick Flag que vai aparecer em Creature Commandos é o pai de Flag, um personagem conhecido por comandar um Esquadrão Suicida da Segunda Guerra Mundial nas bandas desenhadas. Para além dele, também vai ter a inclusão de Weasel, que também a sua estreia nesse filme do Suicide Squad.

Série de Amanda Waller

amanda waller

A seguir a Creature Commandos, vamos obter a estreia de uma série na HBO Max para a líder do Suicide Squad, a senhora Amanda Waller.

Uma série de Amanda Waller já tinha sido anteriormente anunciada para o DCU, mas agora está oficialmente confirmada. Viola Davis, que apareceu pela primeira vez como a oficial da A.R.G.U.S. no Esquadrão Suicida de 2016, irá retomar o papel de Waller, que será estabelecido entre a primeira temporada de Peacemaker e a segunda temporada que chegará mais tarde, porque o James Gunn ainda não teve simplesmente tempo para escrever o guião da nova temporada. (Compreensível)

Waller seguirá a agente enquanto se junta à Equipa Peacekeeper para continuar a manter o universo DC seguro. Claro que o fará à sua maneira questionável como um dos anti-vilões mais improváveis da DC. Waller ajudará a criar o DCU, ao mesmo tempo que fará a ponte entre o que resta da anterior DC e este novo universo.

Novo filme do Superman

superman legacy james gunn universo dc

De seguida, temos Superman: Legado que será o “verdadeiro começo do DCU”, de acordo com James Gunn, cujo está atualmente a escrever o guião que parece ser muito inspirado pela série de Grant Morrison e Frank Quietely, com o nome All-Star Superman. Gunn já partilhou a capa icónica do All-Star Superman em mais do que uma ocasião, mas ainda não nos revelou muitos detalhes da história.

Até agora, a DC Studios revelou que o filme não será uma história de origem, mas começará com Clark Kent já estabelecido como Super-Homem e a trabalhar no Daily Planet, e irá focar no Superman a lutar com a sua herança Kryptoniana, e o seu crescimento como um humano. Também nos mostrará o lado bom do Superman, focando no seu lado gentil num mundo em que a gentileza é vida como algo antiquado.

Este filme foi um dos primeiros projectos falados por James Gunn quando assumiu o controlo da DC Studios, pouco depois de Henry Cavill anunciar o seu regresso ao papel de Super-Homem. Contudo, Gunn e Peter Safran negaram mais tarde esse anúncio, uma vez que os planos mudaram após a estreia de Black Adam, deixando assim Henry Cavill de fora do papel no futuro universo.

Em nota pessoal, isto era exatamente o que queria ver num filme sequela para Man of Steel, mas a DC na altura preferiu colocar o Superman a lutar contra o Batman, e nunca podemos ver este lado do Homem de Aço. E será uma pena não ver o Henry Cavill de volta ao papel, mas de qualquer modo, estou entusiasmado para o futuro do Superman.

Série para os Green Laterns

lanternas verdes

Após o filme de Superman, vamos ter a estreia de um dos projetos que estou mais entusiasmado para ver. Temos estado à espera de mais notícias sobre a prevista série para a Green Lantern Corps a caminho da HBO. No entanto, o anúncio de James Gunn revelou que esses planos se transformaram num novo projeto chamado Lanterns. A série seguirá os porta-vozes dos Lanternas Verdes Hal Jordan e John Stewart enquanto se ambientam aos seus novos papéis como polícias espaciais.

Gunn descreveu-o como uma “série de televisão com base terrestre” que comparou com a True Detective, mas com os Lanternas Verdes. Enquanto Jordan e Stewart são o foco, Gunn revelou que outros Lanternas Verdes também iriam aparecer na série. A poderosa dupla investigará um mistério que se relaciona com a história mais ampla do DCU.

Um fato curioso foi que durante este anuncio, foram usadas imagens da banda desenhada, Lanternas Verdes: Terra Um, o que poderá mostrar um pouco, onde esta série será baseada. E tendo em conta que, como James Gunn disse, “Os Lanterns vão investigar um mistério da Terra”, esse mistério até poderá ser a anti-life que nos foi apresentado na versão da Liga da Justiça do Zack Snyder. Pelo menos uma versão disso eu colocaria em cima da mesa.

The Authority vai ganhar filme

O filme seguinte que vamos ver, é algo que eu diria, uma completa supressa, mas tendo em conta que é James Gunn a guiar as cordas, acaba por não ser assim tão surpreendente. Porque The Authoiry é um daqueles “desconhecidos para o público geral” que dizia antes.

O universo Wildstorm introduziu a sua própria equipa de heróis que adoptou o modelo da Liga da Justiça da DC numa nova direcção radical. The Authority dedicou as suas vidas e a sua missão a fazer do mundo destroçado um lugar melhor através de todos os meios necessários. O universo Wildstorm e os universos de banda desenhada da DC fundiram-se oficialmente após o evento Flashpoint.

No entanto, The Authority não apareceu na sua encarnação original durante anos. James Gunn revelou que The Authority é o seu projeto de paixão, e partilhou uma imagem do alinhamento original. Nela figuram personagens como:

  • Swift, que é uma mulher do Tibet com asas e poderes sob humanos;
  • The Doctor, um alemão drogado, cujos objetivos eram mudar o mundo através da remoção da estrutura da própria sociedade;
  • Midnighter, que é um vigilante violento, tipo Batman mas sem compasso moral;
  • Apollo, é um poderoso super-herói com poderes solares, e também é marido do Midnighter;
  • Jenny Sparks que é uma mulher britânica que consegue criar e gerar eletricidade;
  • The Engineer, que tem um corpo líquido devido aos nanoites na sua corrente sanguínea. Com este sangue metálico, ela pode criar objetos sólidos;
  • “Jack” Hawksmoor é o Rei das Cidades. Ele ganha os seus poderes a partir de uma ligação simbiótica com a cidade em que está. Quanto maior for, maiores serão os seus poderes.

E com esta explicação, dá para perceber o porque de James Gunn considerar este filme o seu “projeto de paixão”, porque como deu para perceber, esta equipa é simplesmente de doidos.

Paradise Lost, prequela de Wonder Woman

Os fãs que não tinham a certeza se a Wonder Woman se enquadrava no novo DCU, à medida que circularam rumores sobre o futuro de Gal Gadot em relação ao papel. James Gunn foi rápido em apontar que eles não tinham feito quaisquer anúncios sobre o papel dela, o que ainda se encontra um pouco no ar. No entanto, ficamos a saber que vão explorar o mundo das Amazons com a estreia da série, Paraíso Perdido.

A série terá lugar na casa da Mulher Maravilha conhecida também como a Ilha do Paraíso/Themyscira. Gunn revelou que o cenário irá imitar Game of Thrones, mas com personagens Amazons da banda desenhada. Não houve confirmação sobre se a Mulher Maravilha de Gal Gadot ou uma nova versão apareceria, embora tenham sido incluídas imagens que incluíam Diana e as suas irmãs. Esta série ocorrer muitos anos antes do nascimento de Diana Prince.

Sem dúvida, se este projeto for bem feito, temos aqui em mãos, uma incrível série de guerras entre tronos e deuses. Tendo em conta que será usado o molde de Game of Thrones, podemos ver a luta da Rainha das Amazons contra Zeus e os deuses do Olimpo. Algo muito interessante de fato.

The Brave And The Bold, novo filme do Batman

Assim como Gunn revelou que The Batman e filmes relativos a Matt Reeves existirão por conta própria sob a etiqueta DC Elseworlds, no entanto, a própria versão do Batman do DCU irá estrear-se no filme The Brave and the Bold ao lado do seu filho, Damian Wayne que se torna num Robin. Embora Damian Wayne tenha algumas aparições em animação, esta será a sua estreia no grande ecrã.

The Brave and the Bold vai adaptar a história em banda desenhada de Grant Morrison que introduziu Damian Wayne ao seu pai pela primeira vez. Gunn prometeu que The Brave and the Bold também dará início à estreia da Família Batman no DCU. O que sem dúvida é entusiasmante para vermos também a estreia de personagens como Dick Grayson, Jason Todd, e Stephanie Brown. E que sem dúvida, o filme terá um tom um pouco diferente, para distanciar as comparações ao Batman que temos atualmente, em Robert Pattinson. E de certa forma será um filme muito complexo entre pai e filho.

Booster Gold vai ganhar série

Após isso temos mais uma série, com um dos personagens que eu mais gosto.

James Gunn também anunciou planos para uma série de protagonizada pelo “falhado do futuro”, Booster Gold. Gunn chamou Booster Gold um “herói de culto muito popular” que é basicamente a “história de super-herói que tem um Síndrome de Impostor” que será explorada numa série para a HBO. Booster Gold ganhou a reputação de ser um dos heróis mais improváveis da DC, sendo também adorado pelos fãs.

Booster Gold usa tecnologia que roubou no futuro para viajar no tempo e tornar-se um herói famoso no passado. Embora Gunn não tenha revelado quaisquer detalhes da história, Booster Gold tem o potencial de se ligar a eventos de maior dimensão no DCU. Dado o estatuto de Booster Gold como viajante no tempo com conhecimento de eventos futuros, a sua série poderia ser usada para dar aos espectadores referencias do que esperar nas futuras novas histórias.

Filme para a Supergirl

Depois temos mais um filme, e desta vez para a prima do Superman, a Supergirl, intitulado de “Mulher do Amanhã”.

O filme de Supergirl: Mulher do Amanhã será baseado na comic com o mesmo nome, cujo qual muda um pouco a origem de Kara Zor-El e a sua educação em Kandor como Supergirl partiu após isso para uma nova aventura galáctica. Foi uma das histórias de banda desenhada preferidas de Gunn em 2021, que inspirou a adaptação.

Gunn revelou que a DC Studios transformaria a BD, Supergirl: Woman of Tomorrow, num “grande filme épico de ficção científica”. E tendo em conta que Superman: Legacy irá reiniciar o Homem de Aço para o DCU antes de chegar a vez de Supergirl: Woman of Tomorrow, mudará tudo o que a maioria dos fãs sabe sobre a personagem. A sua educação mais sombria gerou uma personagem muito mais sombria do que o Super-Homem, que Gunn está entusiasmado por explorar.

Filme de Terror para Swamp Thing

O filme final anunciado na ardósia do DCU conhecido como Capítulo 1: Deuses e Monstros irá focar a última parte nesse título. Swamp Thing irá explorar as origens de Alec Holland e a sua transformação no monstro do mesmo nome e será o primeiro filme de terror do DCU.

James Gunn prometeu que embora Swamp Thing exista no “limite do DCU”, ainda irá desempenhar um grande papel na história geral do Capítulo 1 e seguintes. Podemos ver recentemente uma série de Swamp Thing que foi cancelada após apenas uma temporada. No entanto, os planos de Gunn para trabalhar o personagem na história maior do DCU podem significar grandes coisas para os fãs da Dark Justice League.

Uma coisa é certa, no que toca a este anuncio, temos aqui coisas muito interessantes para o futuro da DC. E é finalmente bom vermos alguma resolução, depois de toda a confusão passada. James Gunn também tocou no problema de ter Ezra Miller como The Flash, mas admite que isso são questões para o futuro, e tudo vai depender do comportamento e da recuperação mental do ator, para ele ficar ou sair do DCU. Gunn também disse que Flash é um personagem chave na DC, e tem grandes planos para ele.

De lembrar que isto é apenas uma parte do que a DC nos vai apresentar no seu 1º capitulo, com potenciais séries e filmes a serem anunciados no futuro. Sendo que o objetivo do estúdio neste momento, é lançar 2 filmes e 2 séries por ano, de modo a construir o novo universo e a não saturar os fãs com muito conteudo.

Eu não sei em quanto a vós, mas estou entusiasmado para este futuro, e ver finalmente os personagens que adoro a ganhar o destaque devido. Uma coisa que adoro no James Gunn é que ele super transparente, e nós como fãs, podemos sempre esperar a opinião do diretor da DC de forma aberta. Porque ele responde a tudo nas redes sociais. Desde teorias manhosas até notícias sem ponta de verdade.

Mas o que achaste deste anuncio? Estas entusiasmado/a ou nem por isso? Diz-me a tua opinião nos comentários abaixo.

YouTube video




Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.

Youtube

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.


Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.


Youtube

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.

SenhorPM

Geek a tempo inteiro, PM é o fundador do projeto Tretas do Cromo. Podes segui-lo no Instagram em @senhor_pm, no twitter em @senhor_pm ou no facebook em @senhorpm.

Deixe um comentário

This Post Has One Comment

  1. 20bet

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.