Guardiões da Galáxia Vol. 3: Análise e futuro da Marvel

guardiões da galáxia 3

Guardiões da Galáxia Vol. 3 marca o fim da jornada da equipa de heróis da Marvel, e neste artigo vou explicar os detalhes mais importantes da história que geram algumas ligações ao filme The Marvels.

Desde que James Gunn começou a escrever Guardiões da Galáxia 3, o escritor e diretor tem insistido bastante que este é o último capítulo da franquia. Desde 2014, a jornada dos Guardiões da Galáxia tem sido uma das mais importantes para o MCU, a par da dos Vingadores, o que significa que o final de Guardiões da Galáxia Vol. 3 era esperado com um forte impacto emocional.

YouTube video

Guardiões da Galáxia Vol. 3 – FIM EXPLICADO (Com Spoilers)

No entanto, como sempre foi o caso com o MCU, a conclusão de cada franquia tem conseguido encontrar um equilíbrio entre a conclusão da narrativa e, simultaneamente, a criação parcelas seguintes. A conclusão desta iteração da equipa principal dos Guardiões da Galáxia no Vol. 3 é emocionalmente satisfatória e gratificante, com Gunn a deixar algumas pontas soltas para potenciais histórias do universo cinematográfico da Marvel.

Por isso vamos dividir esta análise por partes, para entendermos bem o que esperar do futuro da Marvel.

O que acontece aos membros de Guardiões da Galáxia 3?

Antes do lançamento de Guardiões da Galáxia Vol. 3, o destino da equipa titular foi, sem dúvida, o tema de maior discussão. Muitas pessoas estavam a especular sobre o que aconteceria a cada um dos Guardiões, desde prognósticos de que Rocket, Quill ou Drax iriam morrer no filme até preocupações sobre como a versão de 2014 de Gamora seria abordada. 

Com Guardiões da Galáxia Vol. 3, James Gunn conseguiu, felizmente, dar a cada personagem uma conclusão satisfatória.

Por que razão o Star-Lord foi para casa?

O Star-Lord, que é o capitão da equipa até aqui, é outro dos Guardiões que se reformou no final de Guardiões da Galáxia Vol. 3. Ao longo do filme, Peter é confrontado com a morte de Gamora, bem como com a morte da sua mãe e de Yondu.

A certa altura, Peter é recordado de que abandonou o seu avô na Terra, o que explica a sua escolha de regressar à Terra no final do filme. Como consequência, Quill reúne-se com o seu avô ao fim de mais de 30 anos e irá permanecer na Terra com ele num futuro próximo.

O Star-Lord regressa a casa… mas estará de volta no futuro do MCU

Apesar do seu regresso à Terra e da aparente retirada da vida heróica, o futuro de Quill no MCU é apontado como algo ainda em cima da mesa , isto graças à mensagem na sequência pós-créditos de Guardiões da Galáxia 3. 

Antes de a tela ficar toda preta, conseguimos ver Quill a tomar um pequeno-almoço tranquilo com o seu avô. Depois disso, aparece uma mensagem a declarar que: “O lendário Star-Lord vai regressar”. Isto confirma oficialmente que Chris Pratt regressará ao MCU na Fase 5 e posteriormente, apesar de não se saber qual será o futuro do seu personagem. Porém podemos especular, que este irá regressar nos Avengers 6, que dá pelo título de Secret Wars e que será o futuro grande evento crossover do MCU.

Porque é que a Gamora preferiu os Ravagers em vez do Star-Lord?

No que diz respeito a Gamora, o filme termina a mostrar o seu regresso aos Ravagers, que ela considera agora a sua família, em vez de ficar com Quill. Apesar de muitos esperarem que os dois se reconciliem depois da Gamora de 2014, reaparece em Avengers: Endgame, o filme lida com a noção do relacionamento de Peter e Gamora de forma bastante madura. 

Gamora acredita que é uma pessoa diferente, uma vez que não teve as mesmas experiências que a Gamora antiga, levando Peter a perceber que não pode fazer com que ela se apaixone por ele novamente. Como resultado, Gamora regressa aos Ravagers, a sua nova família, em vez dos Guardiões. Criando assim uma linha temporal completamente diferente, digamos assim.

Por que razão Drax e Nebula permaneceram em Knowhere com as crianças?

Drax e Nebula são outras duas personagens que se retiraram oficialmente dos Guardiões. No final do filme, a dupla decide ficar em Knowhere e reconstruir a comunidade para os prisioneiros salvos do High Evolutionary. 

A motivação de Nebula baseia-se na forma como Thanos a maltratou, com a heroína a insistir em dar às crianças uma educação melhor do que a que recebeu. Drax é algo semelhante, uma vez que escolheu ajudar a criar as crianças depois de perder a sua filha antes de os Guardiões da Galáxia Vol. 1, e ainda deixa a dica que nasceu para ser um pai e não um destruidor, como é conhecido.

Os novos Guardiões da Galáxia são criados, sob a liderança do Rocket

Depois de anunciar a sua saída dos Guardiões, Quill nomeia Rocket como o novo capitão da equipa. A primeira cena pós-créditos do filme apresenta a nova equipa dos Guardiões da Galáxia. O Rocket está acompanhado pelo Groot (em modo gigantesco), e os dois mantêm a sua relação inquebrável estabelecida desde o primeiro filme. 

Para além disso, Kraglin e Cosmo juntam-se à equipa depois de terem ajudado na destruição do High Evolutionary em Guardians of the Galaxy Vol. 3.

Esta cena de pós-créditos, também apresenta dois novos Guardiões: Adam Warlock e Phylla-Vell. O primeiro aparece no filme como um inimigo até que a morte de sua mãe e a bondade dos Guardiões fizeram com que ele mudasse o seu espírito. Como resultado, Warlock junta-se aos novos Guardiões da Galáxia liderados por Rocket. 

Phylla-Vell é baseada na super-heroína com o mesmo nome na banda desenhada da Marvel e foi uma das crianças resgatadas do High Evolutionary. Na banda desenhada, Phylla-Vell é uma das integrantes dos Guardiões, bem como Quasar e a Capitã Marvel, o que deixa antever um grande futuro da personagem no MCU.

A derrota do High Evolutionary

Mas por falar no High Evolutionary, ele é o principal antagonista de Guardians of the Galaxy 3. O High Evolutionary, procura recriar todo o universo à sua imagem, eliminando os defeitos de todas as espécies na galáxia através de terríveis torturas e experiências. 

Rocket foi uma das suas vítimas no passado, o que naturalmente levou a um confronto com os Guardiões, que resultou na derrota do vilão. 

Como é que o Alto Evolucionário é derrotado?

O High Evolutionary desaparece no último ato do filme após enfrentar os seus próprios soldados a bordo da sua nave espacial. Ele reaparece no final, a encurralar Rocket nas jaulas onde este o tinha aprisionado no início da sua vida. 

Isto leva a uma luta entre os Guardiões e o seu inimigo, com todos os membros a contribuírem para a derrota do vilão. Rocket recusa-se a matar o High Evolutionary, reivindicando a sua posição de Guardião, o que leva à sua morte quando a nave explode com o antagonista ainda a bordo.

As criações do High Evolutionary continuam vivas em Knowhere

Um dos principais aspectos do último acto de Guardiões da Galáxia Vol. 3 centra-se na equipa a salvar as cobaias das mãos do High Evolutionary. Desde as crianças que ele aprisiona e tortura para construir uma raça superior até as várias espécies de animais que se transformariam nas suas criações, os Guardiões salvam muitas vidas no clímax do filme. 

A salvação dessas vidas inocentes foi possível graças a Knowhere, a base dos Guardiões que é transformada numa nave espacial gigante. Kraglin pilota Knowhere até à localização dos Guardiões, permitindo que as cobaias do High Evolutionary acabem por viver em Knowhere com Nebula e Drax a criá-las e a protegê-las.

Será que o High Evolutionary vai regressar?

Apesar de ter sido deixado a bordo da sua própria nave espacial quando esta explode, o destino do High Evolutionary pode ter ficado por esclarecer. O seu corpo nunca é encontrado e não há uma cena clara que apresente a sua morte no filme dos Guardiões da Galáxia 3, o que levanta a possibilidade de o High Evolutionary regressar no futuro do MCU. 

É improvável que ele possa ter usado uma das suas criações para continuar seu trabalho ou experimentar a imortalidade através de melhorias tecnológicas. O regresso do High Evolutionary seria um dissabor para a missão final dos Guardiões e para a narrativa extremamente gratificante de Rocket no filme, no entanto, tudo é possível no universo do MCU, como nos têm mostrado até agora.

O que o final de Guardiões da Galáxia 3 significa para a fase 5 do MCU e para Secret Wars

A conclusão do filme, deixa implícito que o regresso de Star-Lord e a nova equipa dos Guardiões da Galáxia podem ter um impacto significativo no futuro do UCM. Em termos de enredos futuros, o final do filme implica que ainda há uma equipa de Guardiões em atividade no MCU, o que significa que podem ser chamados para ajudar, se necessário. 

Isso pode significar muitas novidades para Vingadores: A Dinastia Kang ou Vingadores: Guerras Secretas. Com ambos os filmes previstos para serem massivos, tal como Infinity War e Endgame antes deles, parece provável que os novos Guardiões, liderados por Rocket, apareçam para ajudar.

O filme The Marvels, que apresentará uma viagem galáctica centrada na Capitã Marvel, na Ms. Marvel e na Monica Rambeau, é um dos próximos projetos da Fase 5. Com Phylla-Vell a fazer parte da nova equipa dos Guardiões, uma personagem que está intrinsecamente ligada à Capitã Marvel na banda desenhada, os novos Guardiões da Galáxia poderão fazer parte desse filme, pelo menos num cameo. 

Além disso, Mantis deixa para trás os Guardiões da Galáxia para viajar pelo cosmos, o que pode significar que ela aparecerá noutro projeto na Fase 5 ou 6.

Da mesma forma, a pista sobre o destino do Star-Lord pode levá-lo a juntar-se aos Vingadores. Os Vingadores baseiam-se na Terra, onde o Star-Lord parece estar a residir em tempo integral neste momento. Com a Marvel Studios a dar a entender as suas futuras aventuras no MCU, tornar-se um herói sediado na Terra, tal como os outros Vingadores, não estaria fora da equação. 

Independentemente disso, ambas as dicas que o final da, serão usadas na Fase 6 e posteriormente, seja através de participações especiais de Quill e dos novos Guardiões da Galáxia ou de um quarto filme de Guardiões da Galáxia com foco no novo elenco.

O que significa de facto o final de Guardiões da Galáxia 3

guardiões da galáxia 3

Em termos do que o final de Guardiões da Galáxia 3 realmente significa, o filme oferece uma conclusão satisfatória. Independentemente das pontas soltas deixadas para futuras aparições, esta versão dos Guardiões está oficialmente terminada. 

O filme capta de forma brilhante o desenvolvimento de cada personagem, desde a parentalidade de Drax e Nebula com as crianças até ao desejo de Gamora de ter uma família e o reencontro de Quill com a sua família, sendo que o clímax do filme marca de facto o fim dos Guardiões, que andam por cá desde 2014. 

A história de Rocket simboliza isso maravilhosamente, emocionalmente enraizando todo o panorama e elevando Os Guardiões da Galáxia Vol. 3 a um dos mais fortes trabalhos do MCU desde os Vingadores: Endgame.

O que achaste do filme? Diz-me nos comentários.

Não percas uma novidade! Junta-te à comunidade.

[newsletter_form type=”minimal”]



Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.

Youtube

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.


Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.


Youtube

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.

SenhorPM

Geek a tempo inteiro, PM é o fundador do projeto Tretas do Cromo. Podes segui-lo no Instagram em @senhor_pm, no twitter em @senhor_pm ou no facebook em @senhorpm.

Deixe um comentário