Black Panther: Wakanda Forever – Fim Explicado, futuro do Pantera Negra, Namor e Ironheart!

black panther explicado

Atenção Spoilers para o filme de Black Panther: Wakanda Forever

YouTube video

Vê a análise em vídeo acima

O filme de Black Panther: Wakanda Para Sempre prometia uma despedida para o antigo rei de Wakanda, e também protetor deste país africado. king T’Challa morreu no filme de acordo com o que aconteceu ao seu ator na vida real, Chadwick Boseman. Mas para além de uma boa homenagem ao Rei T’challa, o filme também nos apresenta várias coisas empolgantes para o futuro da Marvel.

Uma dessas coisas, é o que podemos esperar da nova Black Panther, e se ela dará uso ao manto do protetor de Wakanda, ou se passará esse manto para o filho de T’challa, que aparece no fim do filme. Contudo, isso poderá ser um pouco cedo para já. Mas uma coisa é certa, a Marvel está a acrescentar cada vez mais jovens heróis ao seu elenco, e tudo parece indicar que vamos ter uma futura equipa dos Young Avengers.

Ora, neste artigo vou explicar o fim do filme e o que podemos esperar no futuro do MCU. Incluindo o que podemos esperar do futuro de Namor e de Ironheart. Ambos foram introduzidos em Wakanda Forever.

A Nova Pantera Mostra as Garras

black panther 2

Após a morte de Ramonda, Shuri usa a sua tecnologia e o colar que recebeu de Namor para recriar a erva que lhe concede os poderes da Pantera Negra. Apesar de ter feito várias tentativas para recriar esta erva antes, numa tentativa de salvar o seu irmão, ela nunca teve sucesso. A erva, como se deve lembrar, tinha sido completamente destruída no anterior filme, após o Killmonger ter obtido os seus poderes. E para não ter mais concorrência, decidiu extinguir esta dádiva ao povo de Wakanda, oferecida diretamente da deusa Bast.

Ora, mas depois de ter visitado Talokan, Shuri consegui por fim desfazer o enguiço e recriar a erva coração, e sabe que os elementos presentes na pulseira vinda da colónia Mesoamericana são extremamente ricos em vibranium, que juntamente com o ADN do rei T’Challa fizeram a combinação perfeita. E este é um ponto chave, porque apesar de Wakanda ser rica em vibranium, tudo parece indicar que o vibranium presente no fundo do oceano atlântico, tem outras propriedades. Nomeadamente, as de dar a capacidade de respirar debaixo d’água. Mas já falamos sobre isso.

Mas infelizmente, ao absorver o líquido roxo, Shuri visita o espaço Ancestral, mas para seu castigo, ela não encontra nem o seu irmão nem a sua mãe, em vez disso Shuri encontra Killmonger, que deixa claro que apenas se ela ceder à sua vingança, Shuri pode tornar-se suficientemente forte para derrotar Namor e o povo de Talocan.

Isto torna-se um ponto importante, porque na verdade, Shuri até este ponto apenas sente raiva pelo mundo, e que não se importava de ver este em chamas. Palavras que são mais tarde usadas para tentar convencer Shuri a aliar-se a Namor. Muita da sua raiva tem origem na perda de tantos entes queridos ao longo dos anos e, agora, torna-se literalmente a última na sua linha real da sua família. 

E ao contrário do seu irmão, que quando esteve presente no mundo ancestral, e teve a resolução de que tinha o poder de ajudar o mundo e não criar ainda mais guerra, Shuri sai desse mundo mágico no oposto. Tentando usar o seu posto como princesa de Wakanda para arrancar a cabeça a Namor, e vingar-se assim por este lhe ter causado a morte de sua mãe. E deste modo, encoando as ideias de Killmonger. Não ligando à honra e nobreza que a sua mãe queria para ela, mas sim deixando ser consumida pela raiva que já estava presente dentro de si.

Luta com Namor

namor black panther

Depois de uma batalha épica e bastante cinematográfica, entre Wakanda e Talocan, acabamos com uma luta a solo entre Namor e Shuri. Depois de conseguir descobrir que a fraqueza de Namor está presente na sua ligação com a água, Shuri explora esta falha. Mas Namor mostra ser um lutador formidável e acabam ter a derradeira luta numa praia.

Apesar de Shuri possuir agora os poderes do Pantera Negra e de confiar na sua tecnologia, e nas suas ondas cinéticas, Namor mostra ser um claro melhor guerreiro no que toca na luta corpo a corpo. Acabando mesmo por empalar Shuri na sua lança. Deixando-a praticamente moribunda. Mas sendo ela super inteligente, explode a sua nave, impedindo que Namor chegue novamente ao oceano. O que lhe restauraria toda a sua força.

Nesse momento, Shuri usa a lança, onde estava empalada, para quase terminar a vida de Namor. Mas também nesse momento, ela lembra-se da sua mãe, e reflete na tragédia que ambos sofreram na sua vida, acabando por moldar ambos. Especialmente, quando Namor perdeu a sua mãe, o que era um paralelo com a perda da sua família. E Shuri também entende nesse momento, que Namor apenas está fazendo o possível para manter o seu povo a salvo. Algo que ela parece respeitar, e é neste momento que ela renuncia as palavras do seu tio, o Killmonger, e enverga os atos de misericórdia do seu irmão T’Challa.

Os planos de Namor

Apesar de parecer que Shuri e Namor fazem as pazes no final do filme. Tal não parece o caso. Porque o Namor parece parece ter outros planos para o futuro.

Muitas linhas de história apresentadas durante Wakanda Forever, são resolvidas de uma maneira algo à pressa no final do filme. A começar por Namora que questiona a decisão do seu primo de se ter rendido a Wakanda. Ao cuidar das suas feridas, incluindo a falta de uma das suas asinhas no tornozelo, Namor, que é líder de Talokan há vários séculos, deixa clara a sua estratégia. Por mais poderoso que seja, ele precisava sobreviver, e Talokan precisava de um parceiro. E neste plano algo colocado à pressa, Namor explica que ainda tenciona fazer de Wakanda o seu aliado, concluindo que a superfície irá virar-se contra o país africano, deixando-o isolado contra o mundo e nesse momento, Wakanda vai recorrer a Talokan, e Namor terá finalmente uma desculpa para destruir os habitantes da terra. É uma táctica sinistra, mas que se liga ao regente egoísta e manipulador que nos é apresentado nas comics da Marvel.

Talokan renuncia Namor

Um dos problemas com este plano de Namor, é que a sua principal oposição, estará talvez, no seu próprio povo. Até aqui, o povo aquático, olhava para Namor, não como o seu líder, não como seu rei, mas como um deus. Mas depois da sua derrota contra Shuri, as coisas podem mudar.

O Namor sempre foi venerado e a sua palavra era ordem, mas isso recaia muito no fato de que Namor, era o mais poderoso entre o seu povo. Não tendo qualquer adversário à sua altura. Ora, isto mudou quando ele levou na boca no final deste filme. E nas palavras do Whiplash que apareceu no Iron Man 2, se fizeres um deus sangrar, as pessoas deixam de acreditar nele.

Um dos principais problemas que Namor pode enfrentar no seu futuro, vem mesmo do lado da sua prima, Namora, que não pareceu muito convencida com o plano do Sub-Marine no final do filme. No futuro, Namor pode enfrentar um problema muito mais preocupante do que o povo da superfície. Pode estar perante uma guerra civil entre o seu povo. O que o pode levar a ter de ser ele a procurar ajuda de Shuri por Namora se ter virado contra ele, e talvez assumir o comando do povo subaquatico.

Infelizmente,talvez não vamos ter possibilidade de ver esta história desenvolver da maneira que gostaríamos, porque parece que a Marvel Studios não tem todos os direitos cinematográficos do personagem de Namor. Assim como Hulk, os direitos estão na mão da Universal, e a Marvel não pode apresentar um projeto solo de estes personagens, tendo de apresentá-los sempre presentes com outros personagens. Assim como vimos em Wakanda Forever. 

Contudo, Black Panther 3 pode nos apresentar este enredo de Namor e ainda nos mostrar o que vai acontecer com Wakanda, que agora está em perigo mais que nunca. Na minha opinião, o terceiro filme do Pantera Negra, vai nos apresentar a destruição de Wakanda, e deste modo talvez dando lugar a outro lugar super importante das comics da Marvel. falo claro do país natal de Dr. Doom, Latveria. Que é outro dos países fictícios das páginas das bandas desenhadas, e mais um dos países de peso em termos de tecnologia e supremacia. 

Futuro da Ironheart

ironheart

Mas por falar em super tecnologia, Wakanda Forever também nos apresentou uma nova personagem que vai moldar certamente o futuro do MCU.

Riri volta aos Estados Unidos, com uma Shuri grata a restaurar o carro do seu pai falecido. Shuri admite que não a pode deixar partir com o fato Ironheart, pois é uma arma de destruição maciça, mas que ao dar-lhe o carro restaurado, deve nivelar as coisas entre elas. Ora, o carro tem um enorme significado para Riri, uma vez que ela tem um apego sentimental a ele muito forte. Este momento promete uma forte amizade entre as duas, especialmente porque Ramonda, a mãe de Shuri, salvou Riri de ser afogada às mãos de Namor.

Nós já vimos alguns dos pontos que fazem mexer esta personagem, mas claramente vai ser tudo deixado para a sua série a solo, que está a caminho da Disney+. Não só Riri, foi inspirada por outro gênio da Marvel, o senhor Tony Stark, ela é também uma gênio em seu próprio direito. 

Na série, certamente vamos ver a Riri Williams de volta ao M.I.T. (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), onde estava presente quando Shuri e Okoye a foram buscar, e visto que agora a sua localização foi descoberta. Uma das teorias que tenho em mente, é que a Val, a senhora que está à frente da CIA e que para surpresa de toda a gente, foi casada com o nosso “colonizador favorito”, o Agente Ross. Vai andar na caça a Riri, visto que ela possui tecnologia Stark do zero, e que muito provavelmente a Val quer ter na sua posse para poder usar na sua equipezinha dos Thunderbolts. Isso ou para ela ter um fato baril. Mas creio mais na primeira opção.

Esta perseguição da CIA a Ironheart, talvez a faça fugir da escola, e a faça voltar para a sua família em Chicago. Sendo que a própria diz ter saudades da sua mãe. O que a poderá fazer a entregar ou destruir numa luta qualquer, o seu protótipo que ela tinha em armazém. Ou até mesmo ser roubado.

Mas outro aspeto algo interessante que podemos ver nessa série, é a aparição de Mephisto, que já foi confirmado anteriormente pelo diretor da mesma. Mas para além de Mephisto, outro personagem que parece que está confirmado, é o The Hood, também conhecido como Parker Robbins. Mas podes estar a questionar-te… quem é o The Hood? Como é lógico, não estou a falar do Red Hood que é muito mais popular, e pupilo do Batman, mas falo do Hood da Marvel. Que é completamente diferente.

Ironheart vs Hood

O The Hood, ou Parker Robbins, era originalmente um criminoso de pequeno calibre que apenas roubava dinheiro para cuidar da sua mãe, até ter um encontro com um demónio chamado Nisanti, que ele derrotou (ao encher-lhe o corpo de balas) e roubou-lhe o capuz e as botas, ganhando assim super-poderes no processo, tais como a levitação e a invisibilidade. Porque Parker não sabia que o capuz estava na verdade possuído por Dormammu. 

É aqui que entra outra das minhas teorias para o futuro da Ironheart. Ora, em vez do capuz estar possuído pelo Dormammu, cujo já o vimos no MCU e parece que o Dr. Strange já o arrumou para canto, no seu primeiro filme. Aqui podemos ver o capuz ser possuído pelo Mephisto! Sim, volto a dar com o Mephisto. Mas aqui temos a confirmação que ele está presente na série. E a Marvel tem caminhado cada vez mais nessa direção do oculto. E para quem conhece Mephisto, sabe que ele adora fazer patos e negociatas com as almas dos humanos. Pois bem, neste caso, como falei acima, o fato da Ironheart pode ser roubado, e quem o poderá fazer, será o Parker Williams, sendo comandado por Mephisto através do Capuz para o fazer, porque este pode já ter feito um pacto com a Val. Porque simplesmente não dá para confiar naquela mulher. E há ali mais do nos foi apresentado até agora.

Uma das maneiras que o The Hood pode ser controlado, é através da manipulação de que se ele fizer o que lhe for pedido, Mephisto pode ajudar Parker a salvar a sua mãe. Mas para isso ele tem de derrubar a Ironheart, ou pelo menos roubar-lhe o fato. 

Iron Heart obtém ajuda inesperada

Uma outra teoria que tenho, envolve a escola onde a Riri estava antes de ir para Wakanda. O M.I.T., como disse acima. Ora e se bem te lembras, existem outras duas pessoas que entraram nesta escola durante a fase 4 do MCU. Se estás a pensar na MJ e no Ned, então acertaste. 

Se realmente tivemos uma cena de tecnologia vs poderes místicos e obscuros, quem melhor para ajudar a Riri Williams do que um rapaz que tem ligações mágicas e consegue abrir portais logo na primeira tentativa?

Teorizo que a Riri irá estar em apuros nesta luta contra o The Hood e o Mephisto, e de que algum modo, a MJ e o Ned serão as pessoas que a vão ajudar. Talvez a MJ e a Riri até podem ser colegas de quarto, o que ajudava na maneira de explicar de como elas se poderiam conhecer. O que pode levar à aparição do homem que mais cameos fez nesta fase. O Wong. 

Sendo ele o Sorcerer Supreme atualmente, Wong pode simplesmente chegar aqui e salvar Williams e no nosso universo das garras do Mephisto e do seu peão, o The Hood. Devo lembrar que no episódio 4 da She-Hulk, nós vimos o Wong fechar um portal que estava aberto para o inferno, e do qual saíram de lá vários demônios. Por isso, neste momento, está tudo em cima da mesa.

Futuro de Wakanda

O final de Wakanda Forever mexe todas estas várias histórias num saco, tentando despachar o assunto muito rápido, e uma dessas foi ver M’Baku a apresentar-se na cascata ritualística com o objetivo de se tornar o novo protetor e rei de Wakanda. 

O que nos pode deixar com o plano aberto para o futuro de Wakanda, porque não sabemos quem vai desafiar o M’Baku ou sequer se ele terá oposição. 

Parece que Shuri não tem tempo para este aspecto da tradição porque, embora respeite a herança e o legado, pensa que é altura de evoluir – como ela disse quando imprimiu a erva coração. Se M’Baku se tornar o novo líder de Wakanda, então como disse acima, podemos mesmo ver a destruição deste país no terceiro filme. Porque como já sabemos, M’Baku não é conhecido pela sua paciência e sensatez e parte logo para combate. E se realmente, Wakanda entrar em conflito com o resto do mundo, e M’Baku for o seu líder, certamente as coisas não se vão resolver com conversas.

O que pode levar o verdadeiro descendente do trono a aparecer e a aclamar a sua pretensão pelo trono, de modo a salvar o seu país Natal. Um certo Rapaz que vimos nos pós-créditos.

T’Challa 2.0

Quando os créditos rolaram, a Marvel fez questão de nos apresentar uma verdadeira bomba, ao apresentar-nos o filho de T’challa. O que me fez cair o queixo, mas que adorei este momento. Porque não só a Marvel conseguiu honrar a morte de Chadwick Boseman, também conseguiu arranjar uma maneira de continuar a história do T’Challa no grande ecrã sem usar a troca de ator. E dando muito mais peso ao personagem, com uma carga emocional gigantesca. 

Nos pós-créditos, ficamos a saber que T’Challa teve um filho com a sua amada Nakia, e que apesar de esta não pôr os pés em Wakanda desde o ataque de Thanos em 2018, T’Challa visitava-a com frequência no Havaí. E com aquele ambiente todo, é normal terem praticado desfrutado claramente da abundância de água de coco que para ali há.

Ora, mas T’Challa e Nakia deram um nome francês ao seu filho, Toussaint, (e sempre que ouço esse nome só me lembro de Witcher. Quem jogou percebeu), mas o nome real da criança é o mesmo que o do seu pai, T’Challa. E isto é brilhante para o futuro da Marvel, sinceramente.

Mas é aqui que podemos ter mudanças no manto do Pantera Negra. No fim deste filme, quem possui este manto é a Shuri, mas é claro que não é algo que ela aspira a ter em sua posse. Isso ficou claro durante todo o filme. O que nos poderá apresentar na passagem de testemunho para o T’Challa 2.0. Como disse acima, é certo que Wakanda caminha para uma altura complicada da sua história, e poderá mesmo vir a ser destruída. E face a este paradigma, temos duas hipóteses. Ou Shuri assume o manto em definitivo e torna-se a principal protetora de Wakanda, ou passa o mando para o seu sobrinho.

O que poderá até acontecer involuntariamente. uma das minhas teorias para isto, é que Shuri vai morrer no futuro, e vai juntar-se assim, à sua mãe e irmão no mundo ancestral. E o manto cai para o filho de T’Challa e toda a história que a Marvel tinha planeada para o Pantera Negra, continua a partir daqui.

Tenho pensado na possível morte de Shuri, e cheguei a dois desfechos que podem ser impactantes. Shuri vai sucumbir num terceiro filme do Pantera Negra, morrendo junto com o seu país. Até mesmo às mãos de Namor, que procura a sua vingança, porque ele não a perdoa. Ou Shuri poderá morrer às mãos de Kang no primeiro filme dos Vingadores. Que é intitulado de Dinastia de Kang.

Um dos aspetos que me deixa mais entusiasmado sobre o filho de T’Challa, é realmente ele assumir o manto do Pantera Negra. Mas o que o torna especial é que ele não vai precisar da erva coração para ganhar os poderes do Pantera. Mas como assim? Perguntas tu, talvez.

Ora, seguindo a lógica apresentada neste filme, o filho de T’Challa, também é um mutante, assim como o Namor. Se te lembras bem, o Namor não tomou a erva para ter os poderes, foi a sua mãe que tomou enquanto ela estava grávida, e dessa forma, o Namor viu a sua genética alterada, e tornou-se um mutante. O mesmo pode acontecer com Toussaint. T’Challa engravidou Nakia enquanto possuía os poderes do Pantera Negra, o que pode ter afetado a genética do seu filho. E desse modo, Toussaint, não precisa da erva coração ou do ritual, pois já possui dentro de si, todo o poder que a Deusa Bast deu aos protetores de Wakanda. E tendo em conta como a Marvel tem apresentado os seus mutantes nesta fase 4, diria que esta teoria é bastante plausível.

Assim chego ao fim toda a explicação sobre o final do filme, e as teorias sobre o mesmo. Espero que te tenha apresentado algo interessante. E diz-me nos comentários, o que estás mais entusiasmado para ver a seguir a este filme.




Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.

Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.


Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter ou Instagram ou Facebook do Tretas do Cromo, sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.


Espreita também o Canal Youtube do Tretas do Cromo, e não percas nenhuma análise ou notícia sobre tudo que envolve o mundo geek.

Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.

SenhorPM

Geek a tempo inteiro, PM é o fundador do projeto Tretas do Cromo. Podes segui-lo no Instagram em @senhor_pm, no twitter em @senhor_pm ou no facebook em @senhorpm.

Deixe um comentário