A atriz Natasha Liu Bordizzo afirma que o percurso Jedi confuso de Sabine Wren em Ahsoka distingue a sua personagem dos restantes protagonistas de Star Wars sensíveis à Força.
O universo da Guerra das Estrelas expande-se com uma exploração mais profunda dos arcos secundários e das histórias secundárias, com filmes como Rogue One e Solo: A Star Wars Story a fornecerem contexto a eventos e personagens anteriormente considerados secundários. Séries como Star Wars Rebels e The Clone Wars também deram corpo à rebelião fora do cânone da trilogia original.
Ahsoka revive a tradição de Rebels com a adaptação live-action de protagonistas sensíveis à Força, como Ezra Bridger, Ahsoka Tano e Sabine Wren, cujo percurso Jedi foi recentemente minimizado pelos fãs da comunidade de Star Wars. A atriz Natasha Liu Bordizzo responde à reação negativa numa entrevista à Entertainment Weekly.
“Houve algum feedback [online] de que a Força era demasiado fácil para a Sabine, e eu pensei: ‘O que queres dizer com isso? “O conceito da Força ser esse estado de ser difícil de alcançar, mas alcançável, que as pessoas poderiam acessar com trabalho duro e dedicação, eu acho, é um conceito realmente honroso que se sente muito Dave [Filoni]. E George Lucas também tinha dito isso originalmente”.
A resposta de Bordizzo foi justificada, apesar de, historicamente, alguns dos protagonistas de Star Wars terem conseguido aceder à Força sem grande esforço, e alguns até quase instantaneamente (tipo a Rey). No entanto, este facto não diminui o significado das viagens dos seus heróis.
“Acho fantástico que tenha sido uma viagem”, continuou. “Podemos vê-la falhar e podemos vê-la tentar de novo e de novo. Mas nem sempre ela é porreira e acaba a luta de uma forma fixe e tem a última palavra. É confuso. E depois, finalmente, quando o que está em jogo é tão importante, ela é capaz de aproveitar o momento em que mais precisa”.
Embora Bordizzo estivesse provavelmente a descrever o arco da sua personagem em Ahsoka, o mesmo se aplica às façanhas e fracassos de Wren em Star Wars Rebels. Por exemplo: enquanto cadete da Academia Imperial de Mandalore, Wren inventou o Gerador de Impulsos de Arco, uma arma poderosa que, por sua vez, foi utilizada pelo Império contra a sua comunidade.
“Tem havido muito feedback sobre como Sabine fez algumas escolhas erradas, e ela é definitivamente uma personagem muito polarizadora para alguns”, explicou Bordizzo. “Mas foi muito divertido poder partir de um lugar tão sombrio e mostrar o arco de onde isso vai dar.”
Ahsoka reintroduz Wren como uma personagem cansada, o que torna o seu arco de redenção ainda mais catártico. A sua formação sob a orientação da Ahsoka de Dawson também ajudou.
“Penso que a série não teria tido uma viagem tão grande se não tivesse começado com uma dinâmica tão tensa e a precisar uma da outra, mas sem quererem precisar uma da outra”, acrescentou.
Este é apenas um dos arcos que espero que seja desenvolvido numa próxima temporada da série.
Vê também:
Considera apoiar o jornalismo presente no site
Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:
Obrigado pelo apoio.