The Flash: Final Explicado e futuro do Universo DC

the flash

atenção: Este artigo contém spoilers para o filme do Flash

The Flash está agora em exibição nos cinemas e tem a ambição de ser um soft reboot do Universo DC, mas será que o consegue fazer? Ou será que complica ainda mais as coisas? É isso que vou abordar neste artigo, onde vamos analisar principalmente o final do filme. 

Em The Flash, Barry Allen viaja no tempo de forma semelhante à história de Flashpoint da banda desenhada por Geoff Johns e Andy Kubert para poder salvar a sua mãe. Infelizmente, a alteração da linha temporal afectou o Multiverso, pondo em perigo várias realidades.

YouTube video

THE FLASH: FINAL EXPLICADO e futuro do Universo DC! (Spoilers)

Para além disso, Barry cria um novo mundo onde o General Zod consegue o controlo da Terra por não haver um Superman para o parar. O Barry principal e o Barry alternativo que este encontra tentam descobrir como salvar a linha temporal e garantir que a sua mãe, Nora, sobreviva. Isto leva a um final cheio de ação, e é um final onde os Velocistas aprendem uma grande lição, ou supostamente assim se pensa.

Uma das grandes surpresas chega mesmo no final do filme, com a aparição de George Clooney de regresso como Bruce Wayne. Mas esta decisão pode ter afetado todo o universo DC futuro, pois agora temos um novo “velho” Batman no comando.


star-wars-outlaws instant gaming link

The Flash revela que as timelines não podem ser alteradas

the flash supergirl

Durante a batalha final de Flash, Os Barrys trabalham com a Supergirl de Sasha Calle e, claro, com o Batman de Michael Keaton para enfrentar as forças de Zod. No entanto, Kara e Bruce estão sempre a morrer, o que faz com que o Barry Alternativo esteja constantemente a voltar atrás no tempo. 

Mas na cronosfera ou speedforce, da maneira que lhe queiram chamar, o Barry principal apercebe-se que cada linha temporal ramificada termina com a morte de ambos. Assim, o Barry Alternativo está a criar um conjunto de realidades destruídas que conduzem ao inevitável, e é por isso que ele é impedido pelo Barry Principal.

Uma vez que a sua mãe ainda está viva, o Barry Alternativo não quer que o Barry Principal conserte as coisas, de modo a apagá-lo e a garantir que Nora morre. Isso faz com que eles se enfrentem, apenas para que o Dark Flash apareça com o seu fato Kryptoniano. 

Esta criatura confirma que quer que o Barry Alternativo continue a causar estragos e que o fluxo temporal deve ser alterado até que seja encontrada uma solução adequada para manter Nora viva.

Quem é o Dark Flash? E qual o seu objetivo?

A reviravolta interessante nesta história está no facto de este Dark Flash é na realidade o Barry Alternativo que continua a voltar atrás no tempo, e que acaba por ser ferido vezes sem conta por armas Kryptonianas, transformando-se assim neste monstro. 

Ele não se importa com a quantidade de mundos que morrem, e admite que está a fazer experiências há anos para melhorar a missão que os Barrys assumiram. Na verdade, foi ele quem primeiro derrubou o Barry Principal da cronosfera no início do filme. Isso levou o Barry a criar o Barry Alternativo, o que significa que o Dark Flash precisou do Barry Principal para se criar a si próprio. (O que pode parecer tudo muito confuso. Bem-vindos ao mundo do Flash.)

Com esta revelação, ficamos a saber que foi sempre um ciclo temporal fechado. À medida que Barry alternativo luta para conciliar o que está destinado a ser, todos eles assistem à destruição de vários mundos. As incursões acabam por matar o Super-Homem de Nicolas Cage, o Homem de Aço de Christopher Reeve, a Supergirl de Helen Slater e muitos outros mundos da DC espalhados pelo cinema e pela televisão. 

Mas quando Dark Barry tenta matar o Barry Principal (acreditando que valeu apena o sacrifício), o Barry Alternativo mete-se à frente, sacrificando-se e morrendo na lâmina do seu eu futuristico, assim o próprio Dark Flash acaba por se matar a si próprio.

Barry faz o maior sacrifício e condena a mãe à sua morte

the flash

Com o sacrifício da sua variante, Barry decide não perder a oportunidade, uma vez que todos os obstáculos foram eliminados. E como tal, desfaz o trabalho do início do filme, em que assegurou que Nora não se esquecia da lata de tomate na mercearia. No entanto, Barry é obrigado a eliminar este acerto e volta a colocar a lata na prateleira depois de o primeiro Flash sair.

Esta acaba por ser uma das sequências mais dramáticas da DC. A mãe conforta-o, sem perceber que ele é a versão mais velha do seu filho, uma vez que Barry apenas lhe diz que tem saudades da sua mãe. No processo, ele consegue abraçá-la uma última vez, dizendo-lhe, quando a Speed Force pára o fluxo temporal, que ele a amará para sempre. Depois, ele vai partir, destroçado pela forma como condena Nora à sua morte. 

Ainda assim, enquanto ele a entrega a esse destino, Barry recupera-se a si mesmo e à timeline. Com o Batman de Keaton e o Batman de Ben Affleck, ele aprendeu a carregar suas cicatrizes emocionais. E deixar que a dor e o trauma abram caminho para a aceitação e um futuro melhor.

Barry salva o seu pai

No entanto, Barry consegue recuperar um dos seus pais com esta alteração da linha temporal. Ele apresenta novas provas que mostram que o seu pai estava na mercearia quando Nora foi assassinada. As gravações no passado não mostravam a cara de Henry, uma vez que a câmara estava num ângulo longe do homem. Mas antes de Barry deixar a mãe, ele mudou o ângulo de filmagem no passado, sabendo que isso iria permitir captar o pai e ilibá-lo anos mais tarde.

Desta forma, Barry alterou por completo a linha do tempo, mas sem qualquer efeito borboleta, ou assim se pensa. A gravação permite a libertação de Henry, o que ajuda Barry a seguir em frente. Por fim, ele consegue salvar seu pai. Para além disso, Iris West abandona o seu instinto de repórter, querendo iniciar um romance com Barry, depois de se terem apaixonado um pelo outro na faculdade. 

Isto prova a Barry que ele fez a escolha certa e que tudo o que ele precisava era de esperança – algo que Kara lhe recordou. Tudo está bem quando acaba bem, pois Barry abraça o que está para vir, acreditando que não há efeitos colaterais.

A DC estabelece um Universo instável

wonder woman the flash

A cena final mostra o Bruce Wayne de George Clooney a aparecer para felicitar Barry. Barry fica atordoado porque estava à espera do Batman de Ben Affleck, o que indica que a linha temporal foi alterada mais uma vez. O filme termina com Barry a perguntar-se, de forma divertida, o que se está a passar, embora não seja claro o que foi alterado.

A Mulher Maravilha de Gal Gadot fez uma aparição antes para ajudar Barry e o Bruce de Affleck, por isso não se sabe se ela desapareceu. Além disso, o Super-Homem foi avistado num vulcão quando ocorreu um desastre natural na Guatemala. Contudo, é incerto o que lhe aconteceu. Também não se sabe se Clooney será o Batman mais velho em The Brave and the Bold, ou se será apenas uma participação especial em nome da nostalgia. 

Além disso, não se dá para perceber o que Barry fará quando perceber que apagou acidentalmente as outras personagens. Como tal, deixa espaço para James Gunn e Peter Safran escolherem o que e a quem recorrerão no futuro.

Caso Clooney seja apenas uma aparição especial, então isto coloca em causa todo o futuro do universo, uma vez que o suposto soft reboot que foi prometido para este filme, não se vai revelar verdadeiro. E com isto, deixa o universo DC ainda em maior confusão do que já estava antes do filme sair. 

O que esperar do futuro do universo DC?

the flash

Esta semana foi revelado que o filme de Flash tinha filmado três finais diferentes, um com o Superman de Henry Cavill, outro com a Supergirl e o Batman de Keaton, mas o final que vemos no filme foi escolhido pelos presidentes da DC Studios, o James Gunn e o Peter Safran. O que leva a questionar se foi a decisão certa, uma vez que este fim, arruina de certa forma todo o enredo que vemos no filme, porque a linha temporal não está certa. 

É certo que um segundo filme para o Flash poderia explicar todas estas mudanças, ou até mesmo mostrar que o Barry não consegue na verdade alterar o destino dos seus pais. E desse modo ter de deixar o pai preso para poder manter a timeline certa. Mas com a recepção fraca nas bilheteiras, uma sequela pode ser muito duvidosa. 

Só o tempo dirá, e talvez as respostas sejam dadas em filmes que já estão prestes a estrear. Isto inclui Blue Beetle e a sequela de Aquaman por James Wan, onde há uma hipótese de The Flash aparecer para analisar os danos causados. 

Mas para aqueles que estavam à espera de um “hard reset” no final de The Flash, isso não acontece. Isto significa que o futuro do universo DCU é tão incerto como quando a Diana apareceu em Shazam! Fúria dos Deuses, e como quando Billy Batson foi recrutado pela Task Force X. Com o final do filme a única certeza que temos é que o Aquaman de Jason Momoa é o único membro da Liga da justiça que está confirmado para este novo universo. Se assim o podemos apelidar. Uma vez que na cena pós créditos, vemos o Barry a explicar toda a sua aventura no multiverso ao Aquaman, mas que ele não entende por estar demasiado bêbado. 

No fundo, muito mais precisa de ser revelado para conciliar este filme com a nova programação de filmes. O que é certo, no entanto, é que Barry agora entende as consequências de viajar no tempo.


Considera apoiar o jornalismo presente no site

Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:

Obrigado pelo apoio.

SenhorPM

Geek a tempo inteiro, PM é o fundador do projeto Tretas do Cromo. Podes segui-lo no Instagram em @senhor_pm, no twitter em @senhor_pm ou no facebook em @senhorpm.

Deixe um comentário

This Post Has 2 Comments

  1. Luiz Antonio

    Preferia o final com Henry Cavill e Michael Keaton que é um dos finais deletados.

    1. Tretas do Cromo

      Luiz Antonio podia ser ainda pior ahah