Thor: Amor e Trovão – Pós-Créditos Explicado e Qual o Futuro de Thor e Jane Foster

Thor Amor e Trovão zeus jane foster thor

Atenção: Spoilers pesados para o filme de Thor: Love and Thunder!!!

O quarto filme do Thor, Thor: Love and Thunder, continua a tradição da Marvel de incluir cenas pós-créditos, como já é sabido por todos a este ponto. Ora e este filme não foi exceção e apresentou-nos duas cenas pós-créditos que indicam o futuro do Deus do Trovão no MCU.

Se por um lado, a primeira cena mostra-nos o que talvez poderá ser o futuro enredo de um possível Thor 5, visto ter sido confirmado que o Thor vai voltar, a segunda pode representar que a morte de uma certa personagem, não significa mesmo a morte dessa personagem, pois lá está.

Como vimos no final do filme, Gorr consegue o seu desejo ao entrar na Eternidade, mas ao invés de matar todos os deuses do universo como pretendia, preferiu ouvir as palavras de dois Thors e trazer de volta à vida a sua querida e amada filha. (Que poderá ser mais do que a filha de Gorr. Convido-te a ler a análise ao final do filme para perceberes mais.)

Ora neste artigo, vou esmiuçar tudo o que estas duas cenas significam para o futuro dos filmes da Marvel e para o futuro dos Asgardianos. E recorrendo, como sempre, às bandas desenhadas para fazermos os pontos de ligação do que pode estar aí para vir. Sem mais demoras, comecemos a analisar que é para isso que aqui estás.

Cena #1 – Zeus está vivo e invoca Hércules!

zeus hercules thor love and thunder

Quando Thor e os seus compinchas viajam para a Cidade da Omnipotência – que é o local onde se encontram todos os deuses do universo, e aparentemente planeiam orgias (os malucos) – Thor menciona, embora de maneira muita rápida, o nome de Hércules, mas quando vemos os nossos heróis presentes na cidade dos deuses, o filho de Zeus nunca aparece. Isto até à cena pós-créditos pois claro.

Nesta cena, ficamos a saber que Zeus não morreu na verdade, como todos pensávamos ao ver o Thor mandar o seu relâmpago pelo peito de Zeus. De alguma forma o pai de todo o Olimpo sobreviveu ao estrago – mesmo não tendo o coração pelos vistos – e aparece com as suas companheiras a cuidarem do estrago. Provavelmente Zeus por ser um dos deuses mais poderosos, consegue esquivar à morte mais facilmente, ou poderá talvez ser um género de encantamento na sua arma que a impede de o matar a ele próprio, tudo possibilidades bem plausíveis.

Um ponto importante que devo frisar, é que nas bandas desenhadas da Marvel, Zeus possui capacidades de regeneração, isto por ser um deus do Olimpo. E sendo ele o “rei” desses deuses, a sua capacidade de regeneração é ainda mais forte, o que poderá ter sido o mesmo que foi aplicado em Love and Thunder. O certo é que o Thor não aprendeu claramente uma lição importante com Thanos e continua a não fazer pontaria à cabeça dos seus inimigos, o que se tem vindo a revelar um problema nos seus anos mais recentes.

Mas no que toca a Zeus, este entra num monologo de como os humanos deixaram de venerar os deuses e de sequer acreditar neles, e que agora apenas querem saber dos seus queridos super-heróis. E com um murro na mesa, Zeus diz basta, e tenciona mostrar aos mortais o que um Deus é capaz. E dessa feita, invoca o seu campeão, que por sua vez também é o seu filho, o Hércules, para matar Thor.

A cena funciona como o fecho de um enredo e começo de outro. Basicamente Thor aprende que aquele venerou desde a sua infância, não vale nada e da mesma maneira prepara aqui a futura historia do Thor. Que provavelmente acontecerá num quinto filme a solo do Deus asgardiano, porque nos próximos momentos que vamos ver Thor, provavelmente será nos filmes dos Vingadores e duvido que a Marvel pegue nesta história com Zeus e Hercules num evento crossover.

 

Mas quem é Hercules no universo da Marvel?

Sendo Hercules um personagem novo no Universo Cinematográfico da Marvel, o mesmo opode ser um pouco desconhecido para os fãs do MCU, mas ao mesmo tempo conhecido para os fãs das comics.

O personagem dd Hercules foi criado por Stan Lee e Jack Kirby nos anos 60 das BDs, e era considerado um dos aliados de Thor. Isso para além de ser um dos membros dos Avengers.

No entanto, a sua primeira aparição viu o herói meio-humano meio-olímpico a aparecer como um inimigo de Thor, porém foi uma luta orquestrada pelo vilão Immortus. Ao longo dos anos, Hércules apareceu em vários eventos populares da Marvel Comics, incluindo a Guerra Civil, que o MCU já adaptou, e a Invasão Secreta, que é agora a base para uma próxima série da Disney+. Cruzou-se também com muitos personagens da Marvel, incluindo os Guardiões da Galáxia.

Para além da sua história guerrilheira, Hércules é também bissexual nas Marvel Comics, tendo tido uma relação com um Wolverine de um universo alternativo, chamado James Howlett. Em 2015, quando Hércules recebeu uma nova série a solo na Marvel Comics, deu a entender que Hércules é heterossexual no universo 616.

Contudo, quando o herói apareceu na série Guardiões da Galáxia lançada em 2020, Hercules iniciou uma relação amorosa com Noh-Varr também conhecido por Marvel Boy. Isto veio reafirmar Hércules como um personagem bissexual na banda desenhada da Marvel. Resta saber se esse aspeto da personagem será incluído no live-action da Marvel Studios.

 

Cena #2 – A Jane vai para Valhalla

mighty thor

Na segunda cena pós-créditos, vemos novamente Jane, mas desta vez no sitio misterioso sobre um género de portão isto enquanto se materializa nesse local. Jane fica abismada pelo local onde se encontra e dá de caras com Heimdall, outro personagem importante de Asgard.

Heimdall morreu às mãos de Thanos no filme Anvengers: Infinity War e como o Thor disse várias vezes ao longo de Love and Thunder, todos os deuses mortos em batalha vão parar ao reino do descanso eterno, também conhecido como Valhalla.

Ora, mas podes perguntar-te, como é que a Jane acaba no reino de descanso dos deuses, sendo ela uma humana? É uma pergunta bastante, pertinente, e penso que a resposta recai no fato de ela ser digna e escolhida pelo Mjolnir. Para todos os efeitos, enquanto ela possuía os poderes de Thor, ela era uma asgardiana honoraria. E para além disso, ela também morreu em combate enquanto lutava contra Gorr. Isso e noutra batalha dentro de si mesma, porque enquanto empunhava o martelo de Uru, ela não conseguia lutar contra o seu cancro. Porque os efeitos da magia do Mjolnir cortavam qualquer resultado que a medicação pudesse fazer. E dessa forma, sendo uma asgardiana honoraria, ela foi considerada digna de entra em Valhalla para se juntar a Heimdall no eterno descanso.

O curioso no meio disto, é as personagens que podem estar presentes em Valhalla. Porque podemos muito bem ver Odin de volta, assim como Freia, a filha de ambos, a malvada Hela, e os guerreiros 3, que na verdade ninguém se lembra deles. Sejamos francos.

A parte que falha nesta teoria, e da minha vontade de ver Odin de volta, é mesmo que ele não morreu em batalha como Thor menciona no inicio do filme, mas ainda assim, o ‘All-Father’, sendo o antigo Rei de Asgard pode ter um lugar especial neste reino pós-vida, mesmo que não tenha morrido em combate. Já Freia e Hela, podem mesmo estar aqui presentes, porque ambas morrerão a lutar. Freia com o Malekith e Hela às mãos de Surtur.

Outro personagem que pode estar aqui, é Loki. Não o Loki que vimos na série, porque esse é de outra linha temporal, porque esse escapou em 2012, quando os Avengers voltaram atrás no tempo, mas o Loki que vimos morrer nas mão de Thanos. Pois também ele sucumbiu em batalha e pode desse modo ter conquistado o seu lugar em Valhalla. E para todos os efeitos o Thor considera o seu irmão morto, como a sua tatuagem nas costas o indica.

 

Podem Jane e Heimdall regressar à vida?

Uma vez que Valhalla é o pós-vida asgardiano, para que Jane ou Heimdall regressassem deste lugar significaria que teriam de ser ressuscitados da morte. Na mitologia nórdica, Valhalla é o lugar para onde os heróis vão após a morte para aguardarem a batalha final no fim do mundo, altura em que regressarão dos mortos para lutar mais uma vez ao lado dos vivos.

Isso oferece uma possibilidade de regresso, embora o fim do mundo seja um conceito vago no MCU. Além disso, nos livros de banda desenhada, foi demonstrado que a fuga de Valhalla é possível. Quando Thor ficou preso em Valhalla, ele fez um pacto com Hela, a soberana do reino, para regressar ao mundo dos vivos. Para o fazer, outra pessoa teve de morrer para tomar o lugar de Thor em Valhalla, o que acabou por acontecer. Numa outra história da banda desenhada, Thor foi capaz de comunicar com aqueles que tinham falecido e estavam presentes Valhalla, mesmo depois do seu falecimento.

Além disso, a ideia de Jane Foster ter ido especificamente para Valhalla depois de ter morrido é retirada directamente das comics de Mighty Thor. Nessa história, Jane acabou por ser ressuscitada por Odin, com grande custo pessoal. Jane hesita às portas de Valhalla antes de ser ressuscitada (tornar-se Valquíria na Guerra dos Reinos. Um outro evento das BDs).

Como tal, existe a possibilidade de Jane e Heimdall poderem regressar à terra dos vivos, se fizerem um acordo semelhante com quem quer que governe Valhalla no MCU. Considerando quão formidável Hela provou ser em Ragnarok, não seria surpreendente se ela se tivesse estabelecido como regente de Valhalla no seu curto período de tempo em que esteve lá.

Além disso, se um futuro filme de Thor decidir passar qualquer tempo em Valhalla, não só Jane e Heimdall poderiam regressar, mas também outros Asgardianos, incluindo Hela, Odin e Freia. Mesmo que nenhum dos Asgardianos mortos regresse de Valhalla, no entanto, há antecedentes na banda desenhada em que Thor possa conversar com os Asgardianos, pelo que poderia ser criado algum tipo de ponte que lhes permitisse oferecer orientação a Thor.

Em suma, a segunda cena pós-créditos de Thor: Love & Thunder poderá ser um pretexto para o regresso dos personagens presentes neste reino – ou poderá ser uma conclusão definitiva da história de Jane. O que a mim não me agrada tanto.

 

O Futuro de Thor

Com o final dos créditos chegou também a mensagem de que Thor vai regressar no futuro, mas não ficou claro quando o mesmo vai aparecer. O que nos resta especular.

Seguindo as pistas que temos até aqui, poderíamos pensar que Chris Hemsworth apenas voltaria a empunhar o seu amado martelo e ser uma figura para paternal para Love no possível Thor 5 que ja falei anteriormente. Acontece que desde a estreia do filme já tivemos todo aquele anuncio de doidos, por parte da Marvel na Comic-Con de San Diego, onde nos foi apresentado a Fase 5 e 6 do futuro do MCU.

Nessa lista de filmes não contava nenhuma menção de um quinto filme de Thor, mas não quer dizer que não vamos ver Thor nessas duas fases. A opção mais próxima que temos, é ver Thor de volta com os Guardiões da galáxia no seu terceiro e final filme que sai na fase 5 da Marvel. Thor pode regressar para junto dos seus “amigos” para mais aventuras pela galáxia.

Outro evento que certamente vai ter a presença de Thor, acontece já na Fase 6 da Marvel, e claro que falo de do quinto e sexto filme dos Vingadores, que vai culminar na aclamada Secret Wars.

Sendo um evento crossover e para além disso, um evento que envolve vários multiversos, a presença de Thor é quase garantida, e seria a próxima vez que veríamos o Odinson a aparecer. Isto claro, se o quinto filme a solo de Thor não sair antes dos dois próximos filmes dos Vingadores. Porque como vimos, a Marvel apenas apresentou 3 filmes na Fase 6. Basicamente o inicio, que começa com os Fantastic Four e o final, que acaba com Avengers: The Kang’s Dinasty e Avengers: Secret Wars. Será interessante ver o que reserva o futuro de Thor para nós.

Ora e assim chego ao fim a análise às cenas pós-créditos do quarto filme de Thor, Thor: Amor e Trovão. Espero que tenhas gostado, e ficado agora com uma ideia melhor do que o futuro de Thor e seus camaradas, reserva para o futuro.

Que esperas do futuro confronto entre Thor e Hercules/ Zeus? E achas que Jane vai voltar? Ou foi o fim da sua história? Diz-me o que pensas nos comentários.

Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter do @tretasdocromo, ou no Instagram sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.

SenhorPM

Geek a tempo inteiro, PM é o fundador do projeto Tretas do Cromo. Podes segui-lo no Instagram em @senhor_pm, no twitter em @senhor_pm ou no facebook em @senhorpm.

Deixe um comentário