Atenção: Spoilers para o Episódio 6 de Obi-Wan Kenobi.
O último episódio da temporada 1 de Obi-Wan Kenobi apresenta um final bastante interessante para a nova série de Star Wars. Tendo todo o tipo de revelações emocionantes e ligações ao resto da linha temporal, o final de Obi-Wan Kenobi vê o mestre Jedi finalmente enfrentar o seu antigo aprendiz que se tornou Darth Vader. No entanto, Obi-Wan e Vader não são os únicos a receber uma nova resolução antes de Uma Nova Esperança (A New Hope).
No episódio 6 de Obi-Wan, Obi-Wan Kenobi rende-se para salvar a Princesa Leia e a nave da resistência conhecida como o Caminho (Path). Colocando o seu antigo aprendiz num dilema de qual opção devia tomar. Eliminar a esperança da Resistência ou seguir o seu antigo mestre.
Darth Vader acaba por seguir Kenobi e os dois embarcam num duelo de sabres de luz de proporções épicas. Além disso, a ex-Terceira Irmã que tem o nome de Reva aparece em Tatooine após ter obtido informações sobre o jovem Luke Skywalker e a família Lars.
Situado durante os tempos sombrios entre as trilogias da Prequela e os filmes originais da Guerra das Estrelas, este capítulo inédito da vida de Obi-Wan mostra como ele aprende a evoluir para além dos acontecimentos de Vingança dos Sith e da perda de Anakin Skywalker para o lado negro.
Em vez de simplesmente sobreviver e esconder-se do olhar do Império, Obi-Wan Kenobi apresenta Kenobi a recuperar o seu equilíbrio na Força como um Jedi enquanto finalmente se reconcilia com o passado. Assim sendo, aqui está a explicação em detalhe dos momentos chave do último episódio de Obi-Wan Kenobi.
Como é que Obi-Wan derrota Darth Vader?
Mais uma vez, como aconteceu no episódio 3 de Obi-Wan Kenobi, esta nova batalha de lightsaber vê Obi-Wan mais preparado para enfrentar Darth Vader, tendo optado por ser uma vez mais um Jedi. Tendo os episódios passados mostrado Obi-Wan a esforçar-se devido aos anos em que se cortou da Força e à sua luta contra o peso de ter falhado com Anakin, foi necessário algum tempo para que ele se tornasse o Jedi que já foi em outras épocas.
Mas as experiências de Kenobi com Leia e o Path deram-lhe algo por que lutar novamente, resultando em Obi-Wan reconetar-se totalmente com as suas capacidades da Force. Ora, este facto dá-lhe vantagem quando apanha Vader de surpresa, danificando a armadura de suporte de vida do Senhor das Trevas o suficiente para o Jedi sair vitorioso na sua desforra contra Darth Vader, e fazer a sua fuga de volta para Tatooine, deixando o seu antigo padawan para as trevas que ele escolheu abraçar.
Isto foi antecedido por uma interação verdadeiramente trágica onde Obi-Wan finalmente aceita o fato de que Anakin Skywalker está verdadeiramente morto tendo sido consumido pelas trevas e apenas reconhecer a sua existência como Vader.
A aparição de Qui-Gon Jinn explicada
Depois do regresso de Obi-Wan a Tatooine e do encontro com Reva, Kenobi tem claramente uma nova oportunidade de voltar a viver o mais normal possível, no mundo do deserto, observando o jovem Luke Skywalker.
Como tal, Obi-Wan escolheu deixar a sua caverna para trás para presumivelmente se mudar para a sua terra natal, como vimos no filme Uma Nova Esperança. Contudo, Obi-Wan também encontra o espírito da Força do seu mestre Qui-Gon Jinn. Embora não tivesse sido capaz de comunicar com o seu mestre anteriormente, parece que o seu reequilíbrio na Força lhe permitiu finalmente falar com Qui-Gon.
Humorosamente, o antigo mestre de Obi-Wan crítica o seu antigo aprendiz por ter demorado tanto tempo a encontra-lo, Qui-Gon revela ainda que ele sempre esteve ao lado de Kenobi e simplesmente este não estava pronto para o ver, precisando primeiro de se reconciliar com o passado.
O que demonstra também que Obi-Wan não fez exatamente o que o mestre Yoda que disse anos antes, quando lhe prometeu que o ajudaria a comunicar com o seu mestre, Qui-Gon. A interação de Kenobi com Leia e a sua posterior luta com Vader, fizeram abrir os olhos ao mestre Jedi e deixar o passado presente onde ele deve estar. No passado. Agora com a presença de Qui-Gon, Kenobi pode finalmente descansar nas areias de Tatooine.
Vader nunca mais encontrou Kenobi, e a razão pode ser Palpatine
Por falar no Vader, finalmente conseguimos ter a icónica música do Imperial March. Por alguma razão parece que a DIsney não gosta das músicas de Star Wars, mas finalmente tivemos um cheirinho neste episódio.
Após o seu fracasso em destruir Kenobi, Darth Vader regressa à sua fortaleza em Mustafar. Prometendo ao Imperador Palpatine que iria vasculhar a galáxia na sua missão de acabar de uma vez por todas com o seu antigo mestre, mas a perspetiva de Palpatine convence o Senhor das Trevas do contrário.
Temendo que os sentimentos de Vader em relação ao seu antigo mestre estivessem a criar fraqueza no seu aprendiz, o Imperador insinua que ele não teria qualquer utilidade para Darth Vader se o passado de Anakin Skywalker não pudesse ser superado.
Vader volta a afirmar o sua lealdade e a vontade de servir o seu mestre das trevas, e desta maneira, o final de Obi-Wan Kenobi confirma que Palpatine foi a razão pela qual Vader não perseguiu incansavelmente Kenobi depois de Obi-Wan ter sido encontrado pelo Império nesta nova série.
Futuro de Reva a seguir a Obi-Wan
Enquanto esperávamos que a série fosse apenas focar em Obi-Wan e Darth Vader e no passado de ambos, a série surpreendeu e apresentou um personagem cativante na Third Sister (Terceira Irmã na língua de Camões), e viu o passado de Reva a ser explorado e um converter invulgar no que toca aos lados da força. Por norma alguém bom sucumbir às forças do mal, mas no caso de Reva, vimos o inverso.
No episódio 5 de Obi-Wan Kenobi assistimos Reva a aprender sobre o rapaz que Kenobi tinha estado a proteger em Tatooine (apesar de não sabermos bem como ela consegui sobreviver), o final vê a antiga Inquisitor a tentar vingar-se matando Luke Skywalker.
Apesar da sua batalha com o Tio Own e a Tia Beru e da sua perseguição ao jovem Luke, a antiga jovem Jedi descobre que é incapaz de matar o rapaz como vingança pelos seus amigos que foram mortos por Darth Vader durante a Ordem 66. Recebendo encorajamento de Obi-Wan que chega mesmo a tempo de ver Reva devolver Luke a Owen e Beru, o mestre Jedi ajuda Reva a perceber que ela honrou os seus amigos através da sua misericórdia e ajudou-os a encontrar a paz.
Embora não esteja claro neste momento o que se segue para Reva após o fim de Obi-Wan Kenobi, ela provavelmente procurará um lugar onde também ela possa encontrar a paz (longe do olhar do Império). De qualquer modo, foi certamente uma surpresa bem-vinda que a Reva não tenha sido morta depois de alcançar a redenção. Enquanto a antiga Third Sister poderia ter encontrado um lugar para se instalar em Tatooine, a possibilidade mais forte é que ela se tenha refugiado fora deste mundo para encontrar um lugar isolado e remoto para a ajudar a permanecer escondida.
O que acontece a seguir com Obi-Wan Kenobi?
Após a sua aventura pela galáxia com a jovem Princesa Leia, parece que Obi-Wan Kenobi está pronto para retomar a sua protecção de Luke em Tatooine por mais 9 anos antes dos eventos de A New Hope.
Durante esse tempo, o estabelecido enredo de Star Wars confirma que Kenobi tem todo o tipo de aventuras em Tatooine tais como lidar com os Tuskens Raiders e até mesmo ficar na lista negra de Jabba the Hutt, o que resulta em Kenobi entrar num confronto com o assustador Wookiee conhecido como Black Krrsantan.
Tendo um propósito renovado após enfrentar Darth Vader e as trevas do seu passado, parece que Kenobi também terá o benefício e a oportunidade de conviver com Qui-Gon Jinn que lhe ensinará os segredos da Força Viva e Cósmica (permitindo a Obi-Wan tornar-se um espectro da Força após a sua morte).
Aliado ao facto de Darth Vader não saber para onde Obi-Wan foi ou a verdade sobre os seus filhos, o final da temporada 1 de Obi-Wan Kenobi encerra de forma dinâmica os acontecimentos desde período fantástico da Guerra das Estrelas, ao mesmo tempo que põe em marcha a futura libertação da galáxia, iniciada no filme Uma Nova Esperança.
Ora estes são os pontos chave deste incrível episódio de Obi-Wan, o que nos mostra uma réstia de esperança para uma possível segunda temporada do mestre jedi, tendo em conta os rumores recentes de que a Disney planeia uma segunda temporada, a história deixa claramente espaço para abordar mais a história de Kenobi, e talvez uma explicação possa surgir de como ele envelheceu tanto nos 9 anos que faltam no enredo global de Star Wars.
Que achaste deste episódio e da série no geral? Achas que há panos para mangas numa segunda temporada, ou já foi um erro terem feito a primeira sequer? Diz-me a tua opinião nos comentários.
Se quiseres falar sobre qualquer coisa geek, podes falar comigo, através do twitter do @tretasdocromo, ou no Instagram sobre isto ou qualquer coisa sobre a DC, Marvel, Star Wars, The Witcher e mais temas geeks.