No mais recente enredo que abala o universo DC nas bandas desenhadas, acaba de revelar o verdadeiro nome do Joker, nome esse que foi desconhecido durante décadas nas páginas das comics. Jack Oswald White, é o nome do homem por detrás da maquilhagem.
Na edição #5 de Flashpoint Beyond, Batman/Thomas Wayne descobriu a identidade do misterioso Assassino do Relógio (Clockwork Killer) como sendo nada mais nada menos que a sua esposa, Martha Wayne, que anteriormente se tinha transformado no Joker do Universo Flashpoint. Thomas entra no Asilo Arkham para confrontar Martha em Flashpoint Beyond #5, resultando numa luta que é travada por um grupo de seguranças.
Martha e Thomas abrigam-se numa cela, que é quando Martha revela ter morto o Psycho-Pirate — uma personagem que veio para o Universo Flashpoint para se esconder dos acontecimentos da Dark Crisis.
Antes de o matar, Martha diz que o fez explicar tudo sobre “como este mundo foi mudado em relação ao que deveria ser”. Além de descobrir que o seu filho, Bruce, é o Batman do Universo DC, Martha diz que o Psycho-Pirate lhe contou tudo sobre o Joker. “O Joker era um homem…” diz ela ao seu marido. “O nome dele é Jack Oswald White”.
Martha continua a dizer que foi visitar Jack Oswald White depois de ter tomado conhecimento disto com o Psycho-Pirate para ver como ele se saiu no Universo Flashpoint.
“Neste mundo, o Mr. White era um comediante falhado com mulher e filho, preso num trabalho de limpeza das casas de banho do Casino Wayne”, explica ela. “Mas eles são uma família feliz”.
Martha revela então a Thomas que criou uma máquina do tempo e pretende viajar para o passado para assegurar a vida de Bruce e a morte dos dois no Beco do Crime.
A DC deu ao Joker uma série de nomes diferentes no passado. No filme de Tim Burton de 1989, o nome do Joker é Jack Napier. Na BD, The White Knight, uma história fora de continuidade e ambientada num universo diferente, também se referem a Joker como Jack Napier. No filme Joker de 2019 protagonizado por Joaquin Phoenix, o verdadeiro nome de Joker é Arthur Fleck, entre outros exemplos.
Vê também;
Flashpoint Beyond #5 está agora à venda nas bancas.
Que achas da decisão da DC dar finalmente o nome ao Joker? Diz a tua opinião nos comentários abaixo.