SEGUE AS REDES PARA FICAR A PAR DAS NOVIDADES
A Marvel Studios fez algo que ninguém estava à espera, e quando digo ninguém, era ninguém mesmo. Como já deves saber por esta altura, o MCU vai contar com o regresso do Robert Downey Jr. mas desta vez no lado dos maus da fita, nada mais nada menos que o formidável Dr. Doom. E tenho uma teoria de como eles podem apresentá-lo no MCU, e tudo envolve os Fantastic Four!
Caso tenhas perdido, a Marvel Studios anunciou os próximos filmes dos Avengers, sendo que o culminar da saga do multiverso já sabíamos que iria ser o secret wars. Contudo, o quinto filme dos vingadores, largou as ligações ao Kang e vai ser agora a introdução de um dos melhores personagens presentes nas páginas de banda desenhada da Marvel, o Dr Doom.
Para os fãs das de longa data das comics, já era mais que sabido que o fim do multiverso teria de terminar com o doctor doom, e até havia bastantes fancast de quem seria o ator que os fãs queriam ver a dar a vida no grande ecrã, desde Nikolaj Waldau a um dos meus preferidos, o senhor Cillian Murphy. O certo é que a Marvel Studios surpreendeu literalmente toda a gente ao anunciar que o ator escolhido para o papel é o próprio Iron Man na saga do infinito. Robert Downey Jr.
Opinião sobre Robert Downey Jr. como Dr. Doom?
Para vos confessar, a minha reação inicial à escolha do RDJ para o papel não foi a melhor. Não porque o ator é mau ou que duvide do papelão que ele pode fazer como Dr Doom, mas sim o que implica para todo o enredo de mais de 15 anos do MCU. é certo que existem várias maneira de apresentar esta versão do Victor Von Doom, contudo, o que mais receio é que ele seja apresentado como apenas uma versão do Iron Man que virou o mauzão na timeline dele. Sim, porque a maneira mais simples da Marvel explicar as coisas nos últimos projetos, é dizer que eles são de outro universo e arruma se assim o caso. Sem elaborar muito as coisas e nós tendo de aceitar que é assim e mais nada.
Pois bem, tentando ver o lado positivo disso, existem algumas histórias nas bandas desenhadas onde isto já aconteceu. O Iron Man tornou- se uma versão do Dr Doom e vice versa. E é nessas que vamos focar para já para darmos contexto do que esperar na teoria que vou falar mais à frente.
Dr. Doom já foi Iron Man nas Comics!
Existem pelo menos duas grandes histórias que envolvem o Dr Doom e o Iron Man como o mesmo personagem basicamente. Há uma série de banda desenhada intitulada “Infamous Iron Man” que envolve tanto o Iron Man como o Doctor Doom como protagonistas principais. Nesta série, lançada em 2016 pela Marvel Comics, Victor Von Doom, o Doctor Doom, assume o manto de Iron Man após os eventos da saga “Civil War II”, quando Tony Stark está em coma. Doom tenta redimir-se e provar que pode ser um herói ao usar a tecnologia e o legado de Stark para combater o mal.
Outra história notável que envolve estes dois personagens é a edição “What If? #22” (1980) da Marvel Comics, intitulada “What If… Doctor Doom Has Become a Hero?” onde explora uma realidade alternativa onde Victor Von Doom, em vez de se tornar o vilão Doutor Destino, se transforma num herói.
Infamous Iron Man
Relativamente ao que acontece na história do “Infamous Iron Man”, é um argumento muito apelativo na verdade. Nessa história, encontramos um cenário bastante dramático. O Tony Stark está em coma após os eventos da saga “Civil War II”, e o mundo está sem Iron Man. É aqui que Victor Von Doom, o Doctor Doom, decide tomar as rédeas e se tornar o novo Iron Man.
A ideia é bastante audaciosa: Doom quer usar a tecnologia e o legado de Stark para fazer o bem e, ao mesmo tempo, redimir-se dos seus erros passados. Ele assume a identidade de Iron Man, com uma nova armadura e um novo propósito. Logo, é confrontado com um mundo que não está exatamente pronto para aceitar essa mudança.
Os antigos aliados de Tony Stark e até alguns dos seus inimigos estão desconfiados e céticos sobre essa nova versão do herói. Doom precisa lidar não apenas com a desconfiança dos outros, mas também com a pressão interna de viver à altura do legado de Stark. A primeira edição mergulha profundamente na luta de Doom para provar que pode ser um verdadeiro herói e não apenas um vilão disfarçado.
No caso de adaptação para o MCU, a história não encaixaria perfeitamente, mas dava para retirar elementos. Visto que na Linha de Tempo Sagrada ainda não temos um Dom e tendo em conta que o Iron Man também já morreu, o que podemos aplicar aqui, era o multiverso e fazer as coisas o mais fácil possível, trazendo uma versão do Tony Stark de outra timeline e fazendo se passar na Terra 616 pelo Stark que se sacrificou, revelando a meio do filme que ele é na verdade o Victor Von Doom, e assim tentar conquistar o planeta e futuramente o multiverso. Contudo, não gosto dessa ideia, porque para além de super banal, também estragaria o sacrifício do Iron Man contra o Thanos, e simplesmente não podemos aceitar isso.
What If?
No caso da segunda banda desenhada, a edição “What If? #22” de 1980, intitulado “What If… Doctor Doom Had Become a Hero?”, explora uma realidade alternativa onde Victor Von Doom nunca se transforma no temido Doutor Destino. Em vez de seguir o caminho da vingança e do poder, Doom evita o acidente que desfigurou o seu rosto e decide usar a sua inteligência e habilidades para fazer o bem.
Nesta versão alternativa, Doom não se torna vilão e, ao invés disso, une-se ao Quarteto Fantástico. Trabalha lado a lado com Reed Richards (Senhor Fantástico) e os restantes membros da equipa, utilizando a sua brilhante mente científica e as suas invenções para proteger o mundo. Victor Von Doom assume uma nova identidade de herói, vestindo uma versão modificada da sua armadura. Em vez de planear a dominação global, usa a sua tecnologia para combater ameaças e resolver problemas.
A rivalidade que tinha com Reed Richards transformou-se numa colaboração produtiva. Doom passa a trabalhar com outros heróis da Marvel, como o Homem de Ferro e os Vingadores, criando novas dinâmicas nas suas relações. Mesmo como herói, Doom enfrenta desafios significativos, lidando com vilões e ameaças cósmicas, e tenta usar o seu poder e conhecimento para promover o bem e resolver conflitos.
A história mostra como a transformação de Doom em herói altera profundamente o universo Marvel. Em vez de ser um vilão à procura de controle e poder, Doom torna-se um defensor da justiça. A edição explora a ideia de redenção, demonstrando que mesmo alguém com um passado sombrio como Dr. Doom pode ter a capacidade de se tornar um herói. O que por si encaixa na banda desenhada anterior.
Teoria para a introdução do Doom
Ora mas é aqui que quero pegar, para o que podemos ver no MCU. Como acho que todos concordamos, a versão do Dr Doom que o MCU vai apresentar, vai ser fora do Sacred Timeline, onde morreu o Stark. E é aqui que entram os Fantastic Four. No próximo ano, vamos receber um novo filme do Quarteto Fantástico, e esse filme vai decorrer numa realidade alternativa do multiverso da Marvel. Como nos foi descrito até agora, o filme vai decorrer nos anos 60 de um universo alternativo, mas não serão como os anos 60 que nos conhecemos, e sim os anos 60 mais futuristas. Com a tecnologia a atingir pontos altos nessa altura, em vez do que vimos na nossa timeline.
Também sabemos que o vilão do filme será o Galactus, que é um celestial que precisa de devorar a energia de planetas para se manter vivo. E isto é um ponto importante no que diz respeito ao Doom. Sendo que fará ligação direta com o Secret Wars, porque na banda desenhada do Secret Wars, a mais recente de 2015, não a que saiu nos anos 80, o dr Doom consegue derrotar o Galactus com a ajuda dos poderes dos Beyonders, ( que são seres quase onipotentes nas comics), e com esse poder e a ajuda do Molécula Man, ele cria um novo planeta chamado Battle Worlds, cujo é composto por restos do multiverso destruído. Sim, porque o multiverso morre aos poucos e vai criando inclusões, o que leva por consequência à destruição de tudo. E os únicos que sabem disso são o Doctor Doom e o Mr Fantastic.
Se de facto, introduzirmos o Dr Doom do Robert Downey Jr no meio deste universo dos Fantastic Four, a história ganha desde logo mais peso, ainda para mais já nos foi anunciado que os Fantastic Four vão estar em ambos os filmes dos vingadores. Tanto em Doomsday como em Secret Wars. E se de facto o Dom do RDJ estivesse presente neste universo, ele podia ser apresentado não como uma figura já elaborada neste universo, mas sim como aprendiz do Reed Richards do Pedro Pascal, assim como acontece com a origem do Doom nas comics.
Deste modo, seria a introdução do personagem no filme, e no universo, mas a teoria que tenho em mente, não envolve apresentar o Victor Von Doom no filme dos Fantastic Four já com a idade do Robert Downey mas sim uma versão mais nova. Algo que fosse apenas uma referência para o filme futuro dos vingadores. Ainda para mais, o ponto de interesse, é que o realizador do filme dos Fantastic Four, foi questionado durante a comic con de san diego se o RDJ estava presente no filme, e ele apenas respondeu que não podia falar nisso. Sabemos que a este ponto, isso não significa muito, mas também não é descartado. Acredito que esta versão do Doom aparece pelo menos no pós créditos desse filme, como preparação para o Doomsday.
O que se passa em Fantastic Four?
No que diz respeito ao filme, acho que esta versão do Quarteto Fantástico, não vai conseguir impedir o Galactus, e ao tentarem derrotar este celestial, vão acabar por causar uma incursão do seu universo, o que os levará a acabar no nosso. Com isso, alteramos um pouco a origem do Doctor Doom, onde ele ganha as cicatrizes na cara e no corpo durante uma experiência com o Reed Richards, e por isso é que ele usa aquela máscara, para ocultar o rosto e odeia tanto os Fantastic Four, ao ponto de jurar acabar com eles. Aqui, em vez de usarmos essa experiência como a origem do vilão, poderíamos explicar que a desfiguração do Doom ocorre com o ataque no Galactus e durante a possível fuga do universo dos FF. E assim criamos o plot e a motivação da origem do Dr Doom mais tarde no filme dos vingadores, e o porquê da motivação dele em viajar pelo multiverso atrás do Reed Richards que lhe destruiu a vida por assim dizer.
Outro ponto que tenho de mencionar, é que neste momento, também não temos o Molecule Man no MCU, mas acho que podemos adaptar esse personagem e apresentá-lo como uma versão do Kang. Desse modo, o Doom iria usar o Kang, dada a sua ligação com todo o multiverso, e desse modo viajar através dele. E não só, introduzimos o Doom com um propósito como também acabamos a história do Kung para não a deixar sem desfecho depois do despedimento do Jonathan Majors. Que apesar de os rumores indicarem que o Kang iria sofrer um recast, esta semana saiu uma notícia, que pelos vistos existe uma cláusula no contrato do Jonathan Majors que dizia que só ele podia representar todas as variantes do Kang. Não sabemos se isso é verdade para já, mas explicaria o porque de todos os Kangs no Conselhos de Kangs que apareceu nos pós créditos de Quantumania, tinham a cara do Majors.
Assim, usamos o Doom para limpar essa parte da história do Kang, e ao mesmo tempo ficava ele como o grande mauzão da fase do Multiverso. Com possíveis implicações até para a parte do Loki no sexto filme dos vingadores, porque o Doom poderia ceder o Poder do Deus das Histórias do Loki, e tornar-se no Secret Wars o Imperador Deus que vemos nas comics. Adaptando assim a história para o grande ecrã.
O inicio e Fim de uma Era
O que se tornaria algo poético, se tivermos em conta que o MCU começou com o Robert Downey Jr. com o primeiro filme do Iron Man, e agora fecharmos o MCU com o ator no papel de vilão. o que significava que depois dele ter criado o universo da Marvel, este morreria pelas mãos dele de igual modo. E desta feita, tínhamos assim o soft reboot que falam à anos que a marvel quer, e começaria um novo universo com diferentes atores a dar vida aos personagens, mas desta vez, a Marvel Studios podia brincar na sua caixa de areia com praticamente todos os personagens que criou. Visto que agora os X-Men já podem ser usados pela Disney depois da aquisição da Fox. O único leque de personagens que ficaria em falta ainda, contudo, seria a parte do Spider-Man.
Mas o que achas de termos o RDJ como Dr. Doom e o que achas da possibilidade de ele ser introduzido através do filme dos Fantastic Four? Diz a tua opinião nos comentários.
Vê também:
Considera apoiar o jornalismo presente no site
Considera apoiar o trabalho feito no site, para que possa trazer mais conteúdo e de melhor qualidade, cada vez mais. Espreita uma das seguintes opções:
Obrigado pelo apoio.